Folha de S. Paulo


Protagonista volta mais obscuro na série 'Bates Motel'

Se no começo era possível até simpatizar com o protagonista de "Bates Motel", o segundo ano da série deixa claro que o rapaz tem sérios distúrbios psicológicos. A produção mostra a adolescência "quase normal" de Norman Bates, que no futuro se tornará o assassino do clássico "Psicose" (1960).

"A grande questão do personagem é saber quem ele realmente é. Essa pergunta será respondida até o final da temporada", afirmou o ator Freddie Highmore, 22, em entrevista por telefone, da qual a Folha participou.

"Ele reconhece desde o começo que tem vários episódios psicológicos, mas não sabe exatamente o que fez nesses momentos", explicou. "Agora, vai entender não só do que é capaz, mas até que ponto pode controlar isso."

Divulgação
Os atores Vera Farmiga e Freddie Highmore na série
Os atores Vera Farmiga e Freddie Highmore na série "Bates Motel"

A série, que é exibida às quintas pelo canal Universal, terá uma maratona para quem perdeu os três primeiros episódios da nova temporada nesta segunda-feira (11).

MÃE CONTROLADORA

Nos próximos episódios inéditos (se não quiser saber o que ocorre, pare de ler por aqui), Norman vai assumir pela primeira vez a personalidade da mãe, Norma Bates, assim como ocorre no filme de Alfred Hitchcock.

"Sabíamos que ia acontecer em algum momento, mas não era o caso de ele usar um vestido dela já no primeiro episódio", disse o ator. "Mais do que a voz, ele assume a maneira de ser e a personalidade dela nesse momento."

Segundo ele, os episódios de dupla personalidade serão mais desenvolvidos na terceira temporada, já garantida nos Estados Unidos.

Em outra cena-chave da atual temporada, mãe e filho se beijam na boca, o que causou polêmica ao ser exibido em maio nos Estados Unidos. "O beijo foi ideia minha", contou Highmore. "A ideia é convencer meu personagem a não fazer algo que estava a ponto de fazer", despistou.

Ele também disse que a colega de cena, Vera Farmiga, pouco tem a ver com a controladora Norma Bates da ficção. "Passo a maior parte do meu tempo com ela, viramos uma família", disse. "Sou até padrinho do filho dela."

Já sobre a mãe dele na vida real, brincou: "Espero que a nossa relação não tenha nada em comum com a deles!".

O ator britânico, que acaba de se formar em letras na Universidade de Cambridge, deu quase toda a entrevista em espanhol. "Não falo muito português", desculpou-se. "Fiz a disciplina na graduação, mas foi difícil de aprender porque não pude treinar. Quero passar mais tempo aí [no Brasil]." (VITOR MORENO)

NA TV
Bates Motel
Maratona de episódios
QUANDO Segunda-feira (11), a partir das 22h, no Universal
CLASSIFICAÇÃO 18 anos


Endereço da página: