Folha de S. Paulo


Quatro espetáculos celebram os 70 anos de Chico Buarque

Chico Buarque já disse que "nunca é tarde, nunca é demais" na letra da canção "Bárbara". Pois só agora, meses após seu aniversário de 70 anos, celebrado em 19 de junho, a data será comemorada em São Paulo –e em grande estilo. Quatro peças baseadas em sua obra estreiam na cidade até setembro.

Nesta sexta-feira (8) os palcos paulistanos recebem "A Ópera do Malandro", da Cia. da Revista, e "Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos", da dupla Charles Moëller e Claudio Botelho, espetáculo que fez uma temporada de cinco meses no Rio de Janeiro desde janeiro.

Na próxima semana, no dia 14, é a estreia de "O Grande Circo Místico", com direção de João Fonseca e trilha sonora de Chico e Edu Lobo, que ficará no Theatro Net até 28 de setembro.

No mês que vem, entra em cartaz "Reconstrução", espetáculo autoral da Cia. da Revista com personagens saídos das canções de Chico, que entoam suas músicas. Mais para frente, em 2015, a cidade receberá outra versão de "A Ópera do Malandro", de João Falcão, em cartaz no Rio.

A Cia. da Revista começou a preparar as homenagens ao compositor há dois anos e meio, com um projeto em duas vertentes: montar uma de suas peças com uma leitura contemporânea e criar uma obra autoral com base em suas músicas.

Claudio Botelho e Charles Möeller também aproveitaram a data para homenagear o cantor com um espetáculo original, com roteiro próprio alinhavado por canções de Chico. A dupla não quis aproveitar um texto pronto ou fazer uma peça biográfica.

"É a obra de Chico que nos interessa. O excesso de espetáculos oportunistas sobre vidas de cantores e compositores da MPB é um filão óbvio e em nada criativo, já que não é dramaturgia, mas apenas pretexto para enfileirar canções famosas", diz Botelho.


Endereço da página:

Links no texto: