Folha de S. Paulo


Grupo faz 'toplessaço' em frente à igreja matriz de Paraty durante a Flip

Na procissão de bandeiras e estandartes, mulheres e homens de saias cantavam: "no fundo, somos todos iguais". Um senhor de cabelos brancos se animou em seguir o cortejo, mas logo recuou ao ouvir "pau". A palavra foi anunciada por um dos integrantes do movimento Homens Libertem-se que lia o manifesto do grupo neste sábado (2), em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no centro histórico de Paraty.

O movimento reúne uma turma de artistas a favor da liberdade do homem. No tal manifesto, defende o fracasso tanto financeiro quanto na cama e o fim da obrigatoriedade do Serviço Militar, entre outros temas. Reivindica o direto de o sexo forte manifestar carinho, medo, frustrações e amor por outro homem.

Ao assistir à passagem da trupe pela rua da Matriz por volta das 14h, a vendedora Lara Wara, 24, achou que fosse uma mini-parada gay. "Acabei de ler: 'homens, libertem-se!' em um adesivo com um coraçãozinho pink. Não é sobre a causa?"

Com cerca de 20 integrantes de diferentes coletivos artísticos, o grupo caminhou por três quarteirões até chegar à praça da Matriz. Pelo caminho, distribuíram o adesivo com o coração rosa e leram outros trechos do manifesto.

No círculo de areia no centro da praça, ornamentado com as letras gigantes que rementem ao traço de Millôr Fernandes, o Homens Libertem-se simulou a formação de um pelotão do Exército, para criticar regras sobre obediência e disciplina, e fez ainda uma encenação envolvendo bandeiras de vários países, com o intuito de reforçar o lema de que "somos todos iguais".

Enquanto entoavam o refrão, os integrantes iam tirando a parte de cima da vestimenta. Quando o topless da atriz Maíra Lana, 31, idealizadora do movimento, veio à tona, alguém da plateia gritou: "gostosa". As outras dez mulheres do grupo também mostraram os seios.

Veja vídeo

fotografia: Isadora Brant | edição: Bia Bittencourt

Assista ao vídeo em tablets e celulares

O público aplaudiu. O comprador Alessandro Assis do Frago, 32, assistia à performance ao lado das filhas Luiza, 7, e Isabela, 4. "Elas mamaram no peito da mãe durante muito tempo. Para mim, é algo natural. Achei a manifestação alegre e cheia de vida."

Um dos principais integrantes da performance, o ator Nico Puig, 42, explicou que a ideia do topless foi mostrar que "todos nós fomos amamentados e, portanto, iguais". "O que é bonito é para ser mostrado."

Para Maíra, exibir os seios é revelar que "o corpo é matéria que pode ser destituída dessa ideia de sexualidade". "Somos poeira cósmica", disse. No final da apresentação, por volta das 15, o grupo convidou a plateia para um abraçaço coletivo, mas aí, todos já estavam com roupa.


Endereço da página:

Links no texto: