Folha de S. Paulo


Almodóvar, Bardem e Penélope Cruz acusam Israel de 'genocídio' em carta

Um grupo de cineastas, atores, músicos e escritores espanhóis, liderados por Penélope Cruz, Javier Bardem e Pedro Almodóvar, acusaram Israel de "genocídio" pela ofensiva recente do país na faixa de Gaza, onde há um conflito entre o país e os palestinos.

Em carta aberta enviada a diversos veículos de imprensa da Espanha, os artistas pediram que a União Europeia "condene os bombardeios feitos por terra, por água e pelo ar contra a população civil da Palestina".

Eles também pediram um cessar-fogo por parte das forças militares israelenses e solicitaram a Israel que acabe com "o bloqueio da faixa de Gaza, que acontece há mais de uma década".

Valery Hache - 19.mai.2009/AFP
O cineasta Pedro Almodóvar e a atriz Penélope Cruz no Festival de Cannes de 2009
O cineasta Pedro Almodóvar e a atriz Penélope Cruz no Festival de Cannes de 2009

"Gaza está vivendo o horror nesses dias, sitiada e atacada por terra, água e ar. As casas dos palestinos estão sendo destruídas, eles estão sendo obrigados a viver sem água, sem eletricidade e sem o direito de ir e vir aos seus hospitais, escolas e campos, enquanto a comunidade internacional não faz nada", diz a carta.

Entre os nomes conhecidos que assinam o documento, estão os dos diretores Montox Armendariz e Benito Zambrano, dos atores Lola Herrera, Eduardo Noriega e Rosa Maria Sarda, além dos músicos Amaral e Nacho Campillo.

Os artistas atribuíram a responsabilidade pela nova onda de violência no Oriente Médio à ocupação israelense em território palestino, que, segundo eles, "continua a avançar e invadir, em vez de respeitar as fronteiras de 1967".

Quase 1.100 palestinos e e 56 israelenses morreram desde o começo dos bombardeios de Israel em Gaza, há três semanas.

Bardem, que venceu o Oscar de melhor ator coadjuvante em 2008 pelo seu papel no filme "Onde Os Fracos Não Têm Vez", é conhecido por seu ativismo político e por tomar posições publicamente sobre assuntos controversos.

Sua mulher, Cruz, também venceu o Oscar como atriz coadjuvante em 2009, por "Vicky Cristina Barcelona".

Já Almodóvar ganhou Oscar nas categorias de melhor filme estrangeiro ("Tudo Sobre Minha Mãe", em 2000) e roteiro original ("Fale Com Ela", 2002).


Endereço da página: