Folha de S. Paulo


Marco da teledramaturgia, 'Pecado Capital' sai em DVD

Betty Faria lembra até hoje do choque que teve ao ver "Roque Santeiro" ser impedida de ir ao ar pela ditadura.

Com a interrupção de seu trabalho como a viúva Porcina, coube a ela encarar a suburbana Lucinha em "Pecado Capital", novela criada às pressas por Janete Clair e que sai agora em uma caixa com dez DVDs. "Foi um estranhamento total, porque eu já havia gravado 30 capítulos de outra obra" diz Betty Faria.

Seu par romântico na trama, Francisco Cuoco, também lamentou perder o papel de Roque Santeiro no folhetim de Dias Gomes, mas diz ter gostado de fazer um tipo popular, o taxista Carlão.

Porém, a substituta de "Roque Santeiro" acabou se tornando um marco da teledramaturgia. "Ela é considerada pela crítica a melhor de Janete Clair porque é nela que a autora adota o realismo", diz o pesquisador Nilson Xavier, autor do "Almanaque da Teledramaturgia Brasileira".

Reprodução
Betty Faria com Lima Duarte na novela 'Pecado Capital
Betty Faria com Lima Duarte na novela 'Pecado Capital'

"Até então, a Janete era criticada pelas tramas rocambolescas e muito fora da realidade", diz Xavier.

Segundo o pesquisador, a direção de Daniel Filho foi fundamental. Foi dele a ideia ousada de matar o protagonista Carlão, um taxista que vive um dilema moral depois de encontrar em seu carro uma mala de dinheiro, fruto de um roubo a banco.

DVD
Pecado Capital
Vários
Pecado Capital
Comprar

Além da vida, Carlão também perde a noiva Lucinha para o rico Salviano Lisboa, vivido por Lima Duarte.

"O Daniel queria as coisas muito perto da realidade. Ele pedia para a Betty, fazendo café, que fervesse a água e deixasse a gente sentir o cheiro", lembra Cuoco.

O gingado de seu personagem também nasceu de uma orientação do diretor. "Ele dizia para eu andar como se estivesse subindo uma ladeira."

"Com o Daniel, não havia glamour. Ele não aceitava personagem acordar de maquiagem", ri Betty, que era casada com o diretor.

Cuoco, que está no elenco da próxima novela das 18h da TV Globo, "Boogie Oogie", junto com Betty, diz que gravar "Pecado Capital" era bem diferente de hoje. Havia intimidade maior com o elenco reduzido e sobrava até tempo para um carteado.

"A gente ia para a rua mesmo, não tinha cidade cenográfica, era tudo mais difícil. Hoje é um luxo gravar no Projac. Imagina! Na externa a gente ia pro pau. Eu fico até sem graça quando vejo atores jovens reclamando", diz Betty. "Era uma vida bem dura."

"Pecado Capital" também teve remake em 1998, com Du Moscovis e Carolina Ferraz como Carlão e Lucinha. Cuoco interpretou Salviano Lisboa e Betty Faria fez uma participação especial.

PECADO CAPITAL
DIREÇÃO Daniel Filho
DISTRIBUIDORA Som Livre
CLASSIFICAÇÃO 12 anos
QUANTO R$ 164,90


Endereço da página:

Links no texto: