Folha de S. Paulo


Ator argentino Ricardo Darín reflete sobre seus erros em entrevista

Sentado na sala de casa, o ator Ricardo Darín diz que já cometeu muitos erros na vida. E que detesta a ideia de não poder errar.

O argentino também revela seu pensamento sobre utopia, morte e amor na entrevista que abre a quinta temporada de "Sangue Latino" nesta quarta (23), às 21h30, no Canal Brasil.

É proposital, no programa apresentado por Eric Nepomuceno e dirigido por seu filho, Felipe, levar o entrevistado a caminhos menos explorados em outras atrações do gênero.

Divulgação
Ricardo Darín (à esq.) e o apresentador Eric Nepomuceno
Ricardo Darín (à esq.) e o apresentador Eric Nepomuceno

"Não é uma entrevista. É uma conversa onde quero colocar o espectador na mesa comigo. Não me interessa qual é seu próximo disco, quantos livros você vendeu. Eu quero saber como você é", diz Eric Nepomuceno, que não rebate o entrevistado, praticamente só deixa fluir as respostas. Interessam a ele "mentes inquietas" de qualquer profissão.

Deixando as conversas com essa liberdade, não são poucas as vezes em que a própria equipe da produção se surpreende com os entrevistados, segundo o diretor.

Foi assim com Darín. "Era uma casinha muito simples. Até chequei esse endereço. Havia uma van parada na porta, e o pessoal estava descarregando. Tinha um cara inclinado dentro do carro, achei que era o eletricista e falei: 'Hola! Hola, es aquí?'. O cara virou e falou: 'Es, mucho gusto'. Era o Ricardo Darín", conta Eric.

O apresentador ficou encantado com a casa de bom gosto e sem luxo e com a postura do ator.

O diretor do programa conta ainda que houve um apagão durante a entrevista e o próprio Darín foi até a caixa de luz e resolveu o problema. "Ele foi muito generoso", diz.

Em quase todas as edições, os entrevistados leem trechos de livros. Dessa vez, Darín escolheu "Cem Anos de Solidão" e "A Incrível e Triste História de Cândida Erêndira e sua Avó Desalmada", ambos de Gabriel García Márquez (1927-2014). "A gravação foi feita um dia após a morte do escritor", afirma o diretor.

ENTREVISTADOS

Nesta temporada, pela primeira vez o entrevistador foi ao Chile, onde conversou com o ex-jogador de futebol Carlos Caszely, que se recusou a cumprimentar o então ditador Augusto Pinochet numa cerimônia esportiva, e com a jornalista Marcia Scantlebury, torturada na repressão.

Também foi pela primeira vez a Recife, onde gravou com o escritor Ariano Suassuna. "O Suassuna recitou um poema inteiro do padre [António] Vieira. Foi lindo", diz Felipe.

Outros nomes nesta temporada são o músico argentino Fito Paez, o cineasta chileno Pablo Larraín (de "No") e os atores Dira Paes e Wagner Moura, este o convidado do segundo episódio.

"Sangue Latino" segue em temporada até 14 de janeiro.

NA TV
Sangue Latino
Estreia da quinta temporada
QUANDO nesta quarta (23), às 21h30, no Canal Brasil
CLASSIFICAÇÃO livre


Endereço da página: