Folha de S. Paulo


Livro usa encontros entre grandes nomes como matéria-prima

Oscar Wilde marca um jantar com Marcel Proust, mas tem um ataque de timidez e sai correndo ao descobrir que os pais do escritor francês também estavam presentes.

Hitler é atropelado por um jovem nobre britânico em 1931, dois anos antes de subir ao poder e, sem se machucar, aperta cordialmente a mão do motorista após a trombada.

Churchill invade sem querer o camarim de Laurence Olivier, achando que era o banheiro do teatro.

Situações como essas —algumas delas hilariantes, outras reveladoras, sombrias ou emocionantes— são a matéria-prima de "Um por Um: 101 Encontros Extraordinários", livro do satirista britânico Craig Brown que acaba de ser publicado pelo Três Estrelas, selo editorial do Grupo Folha.

Ilustração Carolina Daffara Ferreira/Editoria de Arte/Folhapress

Cada encontro é descrito em exatas 1.001 palavras; o personagem "coadjuvante" do primeiro encontro é o personagem principal do encontro seguinte com outra pessoa -e assim por diante, até o fim do livro, quando o círculo de encontros se fecha.

"Durante vários anos, eu escrevi uma resenha semanal de livros na imprensa britânica. Foi então que comecei a notar esses encontros curiosos em biografias, e comecei a fazer anotações e diagramas, tentando juntar essas pessoas famosas", contou Brown à Folha por telefone.

Livro
Um Por Um
Craig Brown
Um Por Um
Comprar

"Imaginei que seria possível fazer uma espécie de círculo, unindo a primeira pessoa à última. Demorou cinco anos, mas deu certo." Segundo ele, as 1.001 palavras são uma brincadeira com a necessidade de um tamanho exato para textos em jornais.

Além de traçar esboços da época dos encontros, de meados do século 19 até nossos dias, a obra também lança luz insuspeita sobre as personalidades de grandes nomes da arte, da política e da literatura.

"William James [pioneiro americano da psicologia] costumava dizer que nós temos tantas personalidades quanto as pessoas que conhecemos, e acho que o livro mostra isso", diz Brown.

"Todo mundo tem esse lado meio esquizofrênico. Frank Sinatra, por exemplo, conseguia ser encantador com um ator rival e, ao mesmo tempo, sem motivo aparente, fazer ameaças de morte."

"Acho que a graça do livro é poder misturar essas pessoas incrivelmente importantes, como Stálin, Tolstói e Nixon, com gente relativamente comum, astros de TV de segundo escalão que caíram em desgraça, por exemplo", diz o escritor.

"Nesses encontros, você vê que cada um deles é o herói de sua própria história, e às vezes a pessoa importante é tão afetada pelo zé-ninguém quanto o contrário", afirma.

UM POR UM: 101 ENCONTROS EXTRAORDINÁRIOS
AUTOR Craig Brown
TRADUÇÃO Renato Marques
EDITORA Três Estrelas
QUANTO R$ 59,90 (536 págs.)


Endereço da página:

Links no texto: