Folha de S. Paulo


Marvel anuncia que próximo Capitão América será negro

O próximo personagem a usar o escudo estrelado e vestir o uniforme vermelho, branco e azul do Capitão América nas páginas dos quadrinhos da Marvel será negro.

A mudança nas características do personagem foi divulgada quarta-feira (16) no site da editora. Ela acontece após a aposentadoria do alter ego original do Capitão América, Steve Rogers, que descobre ter perdido sua força e agilidade fora do comum, adquiridas com a injeção de um "soro para super-soldados".

O herói surgiu em 1941 como um soldado superpoderoso que lutava contra os nazistas. A Marvel o ressuscitou nos anos 1960 e ele acabou se tornando um ícone entre os heróis da companhia de quadrinhos.

Na nova versão, Rogers vai transmitir a persona do Capitão América ao amigo e companheiro de tropa mais jovem, Sam Wilson, que em outra HQ é a verdadeira identidade do super-herói alado Falcão.

Reprodução/Facebook/Marvel
O novo Capitão América, da Marvel
O novo Capitão América, da Marvel

Uma explicação de três páginas sobre a transformação foi publicada no site da Marvel sob a manchete: "É hora de um Capitão América totalmente novo". A autoria da mudança é do roteirista e artista Rick Remender e do editor Tom Brevoort, ambos integrantes da equipe criativa envolvida no relançamento de vários dos mais populares heróis da Marvel.

A atualização do Capitão América foi revelada também pelo diretor-criativo da editora, Joe Quesada, durante uma participação no programa de TV "The Colbert Report", no domingo (13) à noite.

MUDANÇAS

Quando Sam Wilson vestir o uniforme do Capitão América ainda neste semestre, a personagem vai passar por mais do que uma mera mudança na cor de pele.

Wilson vai também estrear uma versão modificada do famoso uniforme do Capitão América, embora mantenha o característico escudo circular com uma estrela no meio, de acordo com Remender e Brevoort. O personagem vai levar para seu novo heróis uma das principais característica de sua persona anterior como Falcão: as asas retráteis que lhe permitem voar.

Segundo a Marvel, o antigo Capitão América, Steve Rogers, vai continuar como um assessor estratégico de seu sucessor.

Recentemente, outro herói da Marvel passou por uma grande mudança de personagem: o deus nórdico Thor, que também integra o grupo Os Vingadores desde sua criação, será uma mulher.

Por enquanto, as mudanças nos dois personagens —Thor e Capitão América— vão se limitar às páginas das revistas em quadrinhos. Nas adaptações para o cinema, o ator Chris Hemsworth vai continuar interpretando Thor, e Chris Evans será o Capitão América branco.


Endereço da página: