Folha de S. Paulo


Cores gritam e rabiscos de Francis Bacon quase rasgam papel

A coleção inédita do pintor anglo-irlandês Francis Bacon (1909-1992) apresentada agora pela produtora Mega Cultural no Paço das Artes, em São Paulo, inclui obras em preto e branco e em cor, desenhadas a lápis.

"São cores berrantes, elas gritam mesmo", diz Serena Baccaglini, que divide a curadoria da exposição com Monika Buran. "O uso das cores é muito diferente do uso observado nas pinturas, e seus traços a lápis são tão fortes que quase rasgam o papel."

Isso porque no lugar da imagem que repetiu em suas telas, de um homem uivando de desespero com seus dentes à mostra, Bacon construiu seus desenhos com gestos circulares frenéticos, borrando qualquer traço reconhecível do rosto do papa Inocêncio 10º, por exemplo.

É como se substituísse aquela identidade específica por outra anônima, estendendo a ideia de sofrimento a uma gama mais ampla de homens em desespero, assoberbados pelo peso da vida.

EXÍLIO

Tem a ver com a própria biografia do artista. Bacon criou seus desenhos quando estava fora de Londres, onde viveu sob o controle da poderosa galeria Marlborough, que tinha a exclusividade sobre seus trabalhos.

Seus desenhos foram quase todos feitos no exílio, em temporadas que viveu na Espanha e na Itália, já no fim de sua vida.

Os temas explorados por Bacon na sua pintura da década de 1950 são retomados nos desenhos, caso dos eclesiásticos e de referências à crucificação, assunto que aparece repetidas vezes em suas composições, inspiradas nos traços angulosos do artista espanhol Pablo Picasso.

Uma de suas primeiras pinturas já foi comparada a um clássico do cubista, que retratou uma banhista com braços erguidos quase como se estivesse crucificada.

Nos desenhos do exílio, Bacon volta ao assunto, mas em traços menos precisos, talvez mais espontâneos.

"Esses desenhos têm um caráter retrospectivo", diz o crítico britânico Edward Lucie-Smith, um dos maiores especialistas na obra de Bacon. "Eles revisitam temas e assuntos de outros momentos da carreira, em geral obras com as quais ele não ficou tão satisfeito ao longo da vida. Esses desenhos são como seus arrependimentos."

ITALIAN DRAWINGS
QUANDO a partir desta quarta (16); de ter. a sex., das 10h às 19h; sáb. e dom., das 12h30 às 17h30; até 7/9
ONDE Paço das Artes, av. da Universidade, 1, tel. (11) 3814-4832
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO livre


Endereço da página:

Links no texto: