Folha de S. Paulo


Mastodon lança CD autobiográfico 'Once More 'Round the Sun'

Com mais de dez anos de carreira, a banda americana Mastodon acaba de lançar o álbum "Once More 'Round the Sun", inspirado em fatos ocorridos durante um ano na vida de seus integrantes.

"É um álbum que tem a nossa assinatura. Não é conceitual do início ao fim, mas o tema de um ano em nossas vidas está lá, como enfrentamos problemas sérios e os superamos", conta à Folha o baterista e vocalista Brann Dailor.

A produção do disco, gravado em Nashville, ficou a cargo de Nick Raskulinecz, conhecido por atuar com Rush, Alice in Chains, Foo Fighters e Deftones.

Travis Shin/Divulgação
Da esq. para a dir., Brent Hinds, Troy Sanders, Bill Kelliher e Brann Dailor, da banda Mastodon
Da esq. para a dir., Brent Hinds, Troy Sanders, Bill Kelliher e Brann Dailor, da banda Mastodon

O Mastodon é uma das bandas de prog metal (metal com elementos de rock progressivo) mais bem-sucedidas da atualidade, em termos comerciais. O rótulo de metal, no entanto, não impede que o grupo invista em outras sonoridades, segundo Dailor.

O músico diz se orgulhar do fato de ter fãs em grupos de outros gêneros musicais, como integrantes de Foo Fighters, Pearl Jam e Queens of the Stone Age, e até entre cantores pop como Cee Lo Green e Feist.

CD
Once More' Round The Sun
Mastodon
Mastodon
Comprar

"É maravilhoso ser elogiado por gente que você admira, é surpreendente. São pessoas que gostam de uma banda de heavy metal que vai além desse estilo. Gostamos de outros gêneros musicais, de jazzistas como John Coltrane, por exemplo. Não criamos limites para nós."

A banda tem entre seus planos para 2015 tocar no Brasil. O grupo se apresentou na Argentina e no Chile em 2012 e deveria ter marcado presença por aqui também na mesma época, mas problemas com produtores levaram ao cancelamento do show. Aí, uma surpresa ocorreu.

"Acabamos indo para o Brasil em férias. Ficamos duas semanas e meia por aí, sendo uma semana em São Paulo. Passamos por Rio, Manaus, cataratas do Iguaçu. É um país belíssimo, moraria aí fácil, fácil", diz.

Nesse período, eles tiveram como guias os amigos Max e Iggor Cavalera. Aliás, Dailor participou, em novembro de 2012, no Cine Joia, de show do Cavalera Conspiracy, grupo pós-Sepultura dos irmãos.

"Foi muito legal. Tocamos juntos 'Six Pack', música do grupo americano de hardcore Black Flag. Eu adorei", lembra ele, imitando o estilo de Max de cantar.

Da próxima vez, turismo à parte, Dailor não quer perder a oportunidade de se apresentar ao vivo por aqui com o Mastodon.

"Ficamos muito frustrados de não tocar no Brasil em 2012; queremos fazer isso como headliners, se possível já em fevereiro ou março do ano que vem."

ONCE MORE 'ROUND THE SUN
ARTISTA Mastodon
GRAVADORA Warner Music
QUANTO R$ 35, em média


Endereço da página:

Links no texto: