Folha de S. Paulo


Crítica: Ator de 'A Grande Beleza' volta como gêmeos em filme pouco original

"Viva a Liberdade" é um caso incomum no cinema recente de lançamento no Brasil. Estreia no país puxado pelo carisma de um ator europeu —algo que foi mais rotineiro no passado.

No caso, trata-se do italiano Toni Servillo, protagonista de "A Grande Beleza", dirigido por Paolo Sorrentino, melhor filme estrangeiro no último Oscar e sucesso no circuito alternativo brasileiro.

Realizado na Itália no ano passado e exibido sem alarde no resto do mundo, "Viva a Liberdade" chega aqui graças a um apelo simples: o ótimo Servillo divide-se em dois papeis, de irmãos gêmeos.

Divulgação
O ator Toni Servillo cercado por crianças no longa 'Viva a Liberdade', em que interpreta gêmeos Enrico e Giovanni
Toni Servillo cercado por crianças em 'Viva a Liberdade', em que interpreta gêmeos Enrico e Giovanni

Um deles é Enrico, secretário principal do partido de oposição na Itália e provável candidato nas próximas eleições. Em meio a uma crise que afeta o partido e sua vida pessoal, ele desaparece —e decide ir em segredo a Paris para rever um antigo amor.

Para encontrar Enrico, o assessor do secretário procura seu irmão gêmeo, Giovanni, filósofo que sofre de transtorno bipolar, recém-saído de uma instituição psiquiátrica.

Por sugestão do assessor, Giovanni toma o lugar de Enrico. E a candidatura decola porque o filósofo, eloquente e indomável, decide falar somente a verdade —ao contrário do irmão, um mestre das meias palavras.

Nessa farsa sobre o teatro da política, Servillo brilha nos dois papeis com seu rosto que veste com conforto tanto a máscara da comédia quanto a da tragédia.

Na direção de Roberto Andò falta, por vezes, um olhar mais agudo e original sobre o tema, como o de Nanni Moretti em "Habemus Papam" (2011), outro filme sobre o desaparecimento de uma autoridade.

Mas, no geral, "Viva a Liberdade" confirma que o cinema italiano retorna a um bom momento -já que mesmo seus filmes médios, como esse, podem ser vistos com prazer e trazem lampejos de graça e inteligência.

VIVA A LIBERDADE (VIVA LA LIBERTÀ)
DIREÇÃO Roberto Andò
PRODUÇÃO Itália, 2013
ONDE Cine Sabesp, Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca e Reserva Cultural
CLASSIFICAÇÃO 12 anos
AVALIAÇÃO regular


Endereço da página: