Folha de S. Paulo


Exposição traz ensaio fotográfico de partidas de futebol entre drag queens

O capitão da seleção brasileira, Thiago Silva, costuma dizer que o time "não pode entrar de salto alto" em campo. Mas a regra não se aplica a todas as equipes.

É de peruca, batom e salto alto que um time de drag queens entra em campo uma vez por ano, na rua João de Barros, centro de São Paulo, para celebrar o aniversário da casa noturna Blue Space.

Cenas desses jogos podem ser vistas na exposição "Diversidade Futebol Clube", do fotógrafo Roberto Setton, em São Paulo.

Ao longo de cinco anos, Setton registrou as partidas, em série exposta no Museu da Diversidade, na estação República do metrô paulista.

"É uma zona. Trinta pessoas vão na bola ao mesmo tempo, elas usam a mão, é preciso parar o jogo toda hora", diz ele. "O futebol, ali, é só um pretexto. É uma festa que celebra as liberdades individuais."

A ideia do jogo partiu do dono da Blue Space, José Victorino, quando abriu a casa noturna no bairro Barra Funda. "Queria mostrar que a boate não tinha só putaria, porque muitas pessoas pensam isso de uma casa GLS. Aí resolvi fazer um evento na rua", conta.

A juíza da partida, que já acontece há 18 anos, é a drag Silvetty Montilla, 47 anos, 27 de noite. "É muito engraçado, cai a peruca, elas caem, e também aproveitam para ir para cima dos bonitinhos que trabalham na casa", diz.

'ONDA DRAG'

A exposição acontece em um momento de alta das drag queens no Brasil (e no mundo). O sucesso do reality show "RuPaul's Drag Race", uma competição entre transformistas que está em sua sexta temporada, trouxe o visual "montado" de volta à moda.

A nova novela das 21h da TV Globo, "Império", terá Ailton Graça interpretando a drag queen Xana Summer.

E Silvetty Montilla surfa nessa onda. Ela está no filme "Do Lado de Fora" (2013), de Alexandre Carvalho, comédia sobre quatro homens que fazem um pacto para "sair do armário". No longa, interpreta a sogra de um deles.

Agora, será apresentadora de um reality show inspirado no programa criado pela drag queen americana RuPaul. Com direção de Carvalho, Academia de Drags" será gravado em agosto, com lançamento previsto em setembro apenas na internet.

"Eu tive muito contato com a Silvetty e o universo drag por causa do filme e vi como é incrível o trabalho dessas pessoas. Daí surgiu a ideia", diz o diretor.

Como na inspiração norte-americana, o reality brasileiro terá oito candidatas que vão competir para mostrar quem é a drag queen mais completa. O programa testará as habilidades de humor, interpretação, dança, caracterização, e tudo o que envolve o universo das drags, afirma Carvalho.

DIVERSIDADE F.C.
QUANDO até 12 de outubro (terça a domingo, das 10h às 20h)
ONDE Museu da Diversidade, estação República do metrô, piso mezanino; tel. (11) 2627-8078
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO livre


Endereço da página:

Links no texto: