Folha de S. Paulo


Veja algumas das frases mais conhecidas de Mussum

O português cheio de "is" no fim das palavras foi sugestão de Chico Anysio, mas nem só disso é feito o dialeto que Mussum popularizou. O trapalhão –que hoje tem em sua homenagem a cerveja Biritis– criou mais de um termo divertido para pedir uma cerveja ou uma cachaça no bar, de preferência pendurando a conta no final.

Confira alguns dos termos mais famosos usados por Mussum, e seus significados.

Divulgação
O humorista e sambista Mussum
O humorista e sambista Mussum


Talvez a palavra mais conhecida do vocabulário do comediante, foi criada na sua juventude. Mussum gostava de misturar a cachaça com algum ingrediente para suavizar o gosto. O mix de pinga, mel e limão era chamado carinhosamente de "mé". O termo pegou e passou a ser utilizado para descrever qualquer bebida alcoólica.

Ampola de diurético
Termo refinado usado por Mussum no boteco. Em vez de pedir uma garrafa de cerveja, dizia: "Vê mais uma ampola do diurético!".

Suco de Cevadis
Alternativa à "ampola de diurético".

Cacildis!
Essa é simples—é a exclamação "cacilda" traduzida para seu português cheio dos "is". Talvez por isso seja um dos bordões mais famosos de Mussum.

Forévis
No dialeto de Mussum, forévis significa bunda. A palavra foi utilizada pela banda Raimundos para homenagear o humorista: em 1999, eles lançaram o disco "Só no Forévis".

Pindureta
Num vídeo visto mais de 3 milhões de vezes no YouTube, Mussum pede ao garçom mais uma "ampola do diurético" e pede para pagar depois. "Faz uma pindureta, pendura essa conta!"


Endereço da página: