Folha de S. Paulo


Mostra explica os figurinos de 'Meu Pedacinho de Chão'

Personagem de Irandhir Santos na novela das 18h da Globo, "Meu Pedacinho de Chão", Zelão tem, na composição de seu figurino todo vermelho, pedaços de colher de plástico, grampos de cabelo, bexigas e bolinhas de isopor.

À primeira vista, é difícil identificar esses elementos. Mas a exposição "Thanara Schönardie - Meu Pedacinho de Chão", que abre nesta terça (1º), na galeria Silvia Cintra + Box 4, no Rio, mostra como essas roupas foram criadas, além de usá-las em novas instalações artísticas.

A trama tem registrado 18 pontos de média no Ibope em São Paulo (cada ponto equivale a 65 mil domicílios), mesma média da antecessora, "Joia Rara" e pior de todas as novelas nesse horário.

Cerca de 20 figurinos da novela estarão na mostra, entre eles a roupa vermelha de Zelão. As bolinhas de isopor foram revestidas com bexigas para compor o abotoamento da roupa. Colheres viraram enfeites na ombreira.

Renato Miranda/Globo/Divulgação
A atriz Paula Barbosa, como Gina, usa vestido com luzes em cena de sonho na novela
A atriz Paula Barbosa, como Gina, usa vestido com luzes em cena de sonho na novela

"Tudo precisa ser costurado, para não cair durante as gravações" conta a figurinista Thanara Schönardie, 35.

No figurino anterior de Zelão, o colete era feito de tapete de banheiro e a ombreira, de canudinhos vermelhos.

IDENTIDADE

Um único figurino de Gina (Paula Barbosa), por exemplo, levou uma semana para ficar pronto. É o vestido que a personagem -conhecida como "mulher-homem", pelo visual desleixado e masculinizado- usa durante um sonho.

Sua saia branca é feita de crinol, usado em alta costura para dar movimento de ondulação. A capa é de um item de papelaria, o celofane nacarado, que recebe forro organza de seda preta. Há ainda uma iluminação de led e fibra ótica por dentro da roupa.

O corselete traz 400 quadradinhos de acetato, feitos à mão. "Ao toque, dá sensação espinhosa, porque ela é uma personagem que se defende", diz Schönardie, referindo-se à postura rebelde de Gina.

Segundo a figurinista, as roupas da novela exteriorizam o que são os personagens. Da mesma forma que a professora Juliana (Bruna Linzmeyer) usa cores suaves, roupas lisas e um cabelo natural cor de rosa, simbolizando o amor, Maria Catarina (Juliana Paes) é de uma exuberância reprimida.

É por isso que usa corselete justo, com, por exemplo, flores transbordando pelos decotes. Assim como a personagem Juliana, é a que tem mais figurinos -cerca de dez.

Só uma de suas saias recebeu apliques de 1.500 flores. Suas roupas também incorporam tecidos originais do século 19 que são misturados com outros materiais.

Os tecidos de época foram encontrados em brechós, antiquários e sites, mas é no comércio popular do Saara, no Rio -o que seria um equivalente da rua 25 de Março, em São Paulo- que a figurinista encontra a maior parte da matéria-prima. "É uma fonte inesgotável", diz.

THANARA SCHÖNARDIE - MEU PEDACINHO DE CHÃO
QUANDO de seg. a sex. das 10h às 19h; sáb.,das 12h às 18h; até 10/7
ONDE Silvia Cintra + Box 4, r. das Acácias, 104, tel. (21) 2521-0426
QUANTO grátis


Endereço da página: