Folha de S. Paulo


Análise: Crítica ignorou Four Seasons, banda retratada em 'Jersey Boys'

O sucesso de "Jersey Boys", no teatro e agora no cinema, serve para tirar o Four Seasons das notas de rodapé da história do rock. Soa estranho falar isso de uma banda que vendeu quase 100 milhões de discos, mas, no caso dela, sucesso comercial e reconhecimento artístico nunca estiveram tão distantes.

Quando o grupo foi conduzido ao Rock and Roll Hall of Fame, em 1990, essa instituição americana que é uma espécie de Academia Brasileira de Letras do pop fez questão de destacar que os agraciados com a honra eram os integrantes do Four Seasons entre 1960 e 1966.

A ressalva é justificável. A banda teve tantas formações diferentes e produziu dezenas de músicas sofríveis em mais de 50 anos de carreira que era necessário deixar claro que seu brilho ficou restrito ao começo dos anos 1960, quando era rival dos cultuados Beach Boys.

Quando os Beatles davam chance, os dois grupos americanos se revezavam no topo das paradas.

Divulgação
Em sentido horário, os músicos Massi, De Vito, Valli e Gaudio
Em sentido horário, os músicos Massi, De Vito, Valli e Gaudio

Os meninos da praia tinham uma usina criativa chamada Brian Wilson, o homem das harmonias fantásticas que influenciaram até John Lennon e Paul McCartney.

Os Beach Boys produziram álbuns transcendentais como "Pet Sounds" (1966). Os garotos de New Jersey nunca lançaram em sua carreira um álbum memorável.

Em seus números extraordinários de discos vendidos, mais de 70 milhões de unidades foram compactos de pop meloso e descartável, sucessos escritos por Bob Gaudio, o tecladista da banda, e seu empresário, Bob Crewe.

A voz falsete de Frankie Valli grudava nos ouvidos jovens e nos corações apaixonados, mas a crítica nunca deu importância. Mesmo quando ele cantava pérolas de pop romântico como "Sherry", "Big Girls Don't Cry" e "Rag Doll".

Quando o rock perdeu a inocência, com a ascensão de Bob Dylan, a maturidade temática dos Beatles e a explosão do som psicodélico, o Four Seasons caiu em popularidade e virou música antiquada, cafona.

Mudou seus integrantes, mantendo apenas Valli como bastião. Ele alternou fases de carreira solo e retomadas do nome da banda, que segue na ativa fazendo shows nostálgicos para plateias idem.


Endereço da página: