Folha de S. Paulo


Vida de Jimi Hendrix antes da fama chega aos cinemas

Foi uma mulher branca, de sotaque inglês burguês e então namorada do Rolling Stone Keith Richards que instigou o tímido e nada ambicioso Jimmy James a virar Jimi Hendrix (e o levou a sua primeira viagem de ácido).

O impacto da modelo Linda Keith na vida do guitarrista americano domina o começo da cinebiografia de seus anos pré-fama, "Jimi: All Is by My Side", estrelado com incrível semelhança por André Benjamin, da banda Outkast.

"É como perguntar para onde eu iria se tivesse uma nave espacial, para Marte ou Vênus?", ele diz a Linda (Imogen Poots) ao ser questionado sobre o que faria se tivesse seu próprio grupo. "Minha voz é terrível", continua, em outra cena, ao se recusar a cantar. "A voz de Bob Dylan também é, e ele está indo bem", responde a amiga.

Divulgação
O cantor Andre Benjamin como Jimi Hendrix no filme 'Jimi: All Is by My Side
O cantor Andre Benjamin como Jimi Hendrix no filme 'Jimi: All Is by My Side'

"Jimi: All Is by My Side", exibido no Festival de Los Angeles e com estreia prevista para setembro nos EUA, tem direção e roteiro de John Ridley, ganhador do Oscar pelo roteiro de "12 Anos de Escravidão", o qual também coproduziu. Ridley se interessou em fazer o filme há quase uma década, ao descobrir uma canção rara de Hendrix chamada "Sending my Love to Linda", que o inspirou a pesquisar sobre esta "mulher misteriosa".

Linda apresentou Hendrix (1942-1970) ao baixista Chas Chandler (Andrew Buckley), que deixou o grupo Animals para virar seu agente e o levar para a Inglaterra. A história corre em 1966 e termina com a volta aos EUA para o Monterey Pop Festival, em 1967.

Em Londres, Hendrix é questionado por Michael X por que só anda com brancos, rouba um show de Eric Clapton e causa ciúmes em Richards. Ele também aparece de bobs e batendo na nova namorada, a ruiva Kathy Etchingham, além de declamar discursos viajandões repletos de analogias com cores.

Benjamin, sem dúvida a melhor parte do filme, aprendeu a tocar guitarra como Hendrix, canhoto numa guitarra para destro (sua primeira, aliás, foi presente de Linda, com as iniciais de Keith Richards). Mas sua performance vem com uma desvantagem: a família de Hendrix não liberou nenhuma canção. No filme, ele canta Dylan, Muddy Waters, "Hound Dog" e "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band".

Os administradores do patrimônio de Hendrix, liderados por Janie Hendrix (meia-irmã), são conhecidos pela rigidez e afirmam que só vão liberar as músicas quando tiverem participação total no filme. Por décadas, diversas produções acabaram engavetadas, como uma de Paul Greengrass, cinco anos atrás.

No mês passado, o projeto voltou à tona, mas com novo diretor à frente, o roteirista Ol Parker ("O Exótico Hotel Marigold"), que teria finalmente se acertado com Janie. Anthony Mackie ("Guerra ao Terror") fará o guitarrista na história sobre seus nove últimos dias de vida.


Endereço da página: