Folha de S. Paulo


Filho de Renato Russo autoriza uso de música em comercial de cerveja

No ar desde a última semana, um comercial de televisão da marca de cerveja Brahma tem na sua trilha uma versão instrumental da música "Por Enquanto", de autoria de Renato Russo (1960-1996).

O uso da música —também conhecida por ter sido gravada por Cássia Eller (1962-2001)— foi autorizado pela empresa Legião Urbana Produções Artísticas, comandada por Giuliano Manfredini, herdeiro de Renato Russo.

Procurado pela reportagem, Manfredini respondeu, por meio de nota de sua assessoria de imprensa, que o uso foi autorizado em função de a Ambev —empresa que é dona da marca Brahma— ser apoiadora do Instituto Renato Russo, criado pelo herdeiro para ser uma entidade de combate à dependência química.

O site oficial de Renato Russo, lançado pela Legião Urbana Produções Artísticas em março deste ano, apresenta também a notícia aos fãs.

"A trilha sonora 'Por Enquanto", de Renato Russo, foi escolhida a dedo e reforça a linguagem poética e emocionante que embala o vídeo. A utilização da canção foi autorizada pela Legião Urbana Produções Artísticas em função do caráter inclusivo da campanha e do compromisso em dar suporte à criação do Instituto Renato Russo", diz a nota no site.

Em entrevista à coluna Mônica Bergamo em agosto de 2013, no entanto, Manfredini se dizia contrário à associação das composições do pai com o álcool: "É lamentável ver a obra do meu pai ligada ao álcool".

Na época, Manfredini questionava o uso do nome "Perfeição" —título de música da Legião Urbana— como o de uma cachaça lançada pelo ex-baterista do grupo, Marcelo Bonfá.

"A palavra 'perfeição' não pertence a ninguém. É um substantivo da língua portuguesa", disse Bonfá à coluna na ocasião.

Também procurado pela Folha agora, Bonfá não quis se pronunciar.

BRIGAS

De longa data, as discussões entre Giuliano Manfredini e os ex-integrantes do grupo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, envolvem o uso da marca Legião Urbana, registrada em nome da empresa do herdeiro. Dado e Bonfá, que não são sócios da firma, brigam na Justiça para serem incluídos na administração da marca.

O conteúdo do novo site da Legião Urbana, lançado neste mês, se tornou o centro de mais um capítulo na disputa. Leia reportagem.


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