Folha de S. Paulo


Bryan Cranston leva prêmio de melhor ator em Oscar do teatro americano

Bryan Cranston, vencedor do Globo de Ouro de melhor ator em série de drama neste ano por seu papel em "Breaking Bad", venceu o prêmio Tony de melhor ator em peça por sua atuação em "All the Way". No espetáculo, ele interpreta o presidente americano Lyndon B. Johnson no período em que assume a Casa Branca após assassinato de John F. Kennedy, em 1963.

A cerimônia do Tony, prêmio mais importante do teatro americano, está sendo realizada na noite neste domingo (8). "All the Way" também levou o prêmio de melhor peça.

Neil Patrick Harris, o Barney da série "How I Met Your Mother", foi escolhido o melhor ator em um musical por "Hedwig and the Angry Inch", "revival" da peça que estreou em 1998. O espetáculo, que recebeu oito indicações e faturou ainda o prêmio de melhor "revival" musical, conta a história de uma cantora transgênero de uma banda de rock.

A atriz Audra McDonald ganhou o primeiro prêmio grande da noite, o de melhor atriz em uma peça, por seu papel em "Lady Day at Emerson's Bar & Grill". O espetáculo, que recebeu duas indicações, conta a história da cantora de jazz Billie Holiday (1915-1959) por meio de suas canções. Foi o sexto prêmio Tony da carreira de McDonald.

O ator Mark Rylance levou o prêmio de melhor ator coadjuvante em uma peça por "Twelfth Night". O espetáculo, conhecido como "Noite de Reis" no Brasil, conta a história de um duque que elabora um plano para conquistar a personagem Olivia, que não o ama. É a terceira vez que Rylance fatura um Tony: ele foi premiado anteriormente em 2008 e 2011.

Já a melhor atriz de musical foi Jessie Mueller, por "Beautiful - The Carole King Musical", que retrata a trajetória da cantora e compositora Carole King. O melhor musical foi escolhido "A Gentleman's Guide to Love & Murder".

Sophie Okonedo, de "A Raisin in the Sun", venceu na categoria de melhor atriz coadjuvante em uma peça.

Já o prêmio de melhor atriz coadjuvante em um musical ficou com Lena Hall, por "Hedwig and the Angry Inch". Entre os homens, o prêmio de coadjuvante em musical ficou com James Monroe Iglehart, por "Aladdin". Adaptação do filme homônimo da Disney de 1992, a peça apresenta as músicas da trilha sonora original, vencedora do oscar, e canções inéditas.

A peça "A Gentleman's Guide to Love & Murder", adaptação do filme "As Oito Vítimas" (1949), ganhou o prêmio de roteiro em musical. O espetáculo recebeu dez indicações, incluindo para melhor musical, melhor direção e melhor ator principal com dois concorrentes: Jefferson Mays e Bryce Pinkham. A peça conta a história de Monty Navarro, um homem que descobre ser o nono na fila para uma herança e resolve eliminar um a um seus concorrentes.

O espetáculo também levou o prêmio de direção em musical, com Darko Tresnjak, e melhor figurino em musical. Já o troféu de melhor direção em peça ficou com Kenny Leon, por "A Raisin in the Sun", que ainda foi eleita o melhor "revival" de uma peça. "The Bridges of Madison County" ganhou o prêmio de trilha sonora. "Twelfth Night" levou o prêmio de melhor figurino em peça.

"After Midnight", espetáculo que celebra os anos de Duke Ellington no Cotton Club, famoso clube do Harlem, de Nova York, ganhou o prêmio de coreografia.


Endereço da página:

Links no texto: