Folha de S. Paulo


Harvard descobre livro com capa feita de pele humana

Um livro com capa feita de pele humana foi descoberto na biblioteca Houghton, na Universidade de Harvard. É uma cópia de "Des destinées de l'ame" (os destinos da alma), obra escrita no século 19 pelo escritor francês Arsène Houssaye (1815-1896).

A universidade anunciou a descoberta nesta quarta (4) no blog da biblioteca Houghton. De acordo com Alan Puglia, da área de conservação de livros raros da universidade, pesquisadores de Harvard estão 99% seguros de que a capa é feita de pele humana.

O livro, depositado na biblioteca de Harvard em 1934, contém um manuscrito que diz que sua encadernação foi feita com pele tirada das costas de uma mulher, já que "um livro sobre a alma humana merecia ter uma capa humana".

"Esse livro é encadernado em pele humana, onde nenhum ornamento foi prensado para preservar sua elegância. Olhando cuidadosamente, você pode facilmente distinguir os poros da pele. Um livro sobre a alma humana merecia ter uma capa humana: eu havia guardado esse pedaço de pele humana tirado das costas de uma mulher", diz o texto.

Para identificar a pele humana na capa, pesquisadores usaram uma técnica que identifica a presença de proteínas no material. Segundo o blog da biblioteca americana, a prática não era incomum para a época.


Endereço da página: