Folha de S. Paulo


Dez músicas para ouvir num dia chuvoso

A garoa começa a cair, de repente vira um toró e o jeito é ficar em casa ouvindo música. De Paul McCartney perguntando "Tudo bem in the rain?" ao Garbage afirmando que só se é feliz quando cai um aguaceiro, a Folha selecionou dez canções, a partir de critérios e argumentos super flexíveis, para aproveitar um dia de chuva sem nada para fazer.

Na tarde desta sexta-feira (6), além da chuva, o paulistano ainda enfrenta a greve dos metroviários e um trânsito intenso, ajudado pela suspensão do rodízio de carros na cidade. Também por esses motivos, a lista vem a calhar.

*

1. Garbage - "I'm Only Happy When It Rains"
Diretamente dos anos 1990, o Garbage é uma das bandas mais datadas de todos os tempos. Mas o espírito sombrio de letras que dizem "só sou feliz quando chove" ficou. A maquiagem pálida da vocalista Shirley Manson, quase como um fantasma, é de alguém que nunca sai de casa para pegar sol. Só reforça a presença da canção na lista.

Vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

2. Oasis - "Talk Tonight"
É o Oasis, mas poderia ser qualquer banda de Manchester, como os Smiths. Na cidade britânica, a chuva é uma lei tão inevitável quanto a gravidade. "Talk Tonight", lado B do grupo, faz parte das músicas lançadas na coletânea "The Masterplan". A voz e violão de Noel Gallagher são um convite para um chá, bem inglês, e ficar quieto em casa.

Vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

3. Simple Minds - "Don't You Forget About Me"
A temperatura cai 3 graus e uma garoa fina dá as caras. Terreno fértil para o mala do escritório soltar a frase "putz, hoje é dia de ficar em casa embaixo das cobertas vendo 'Sessão da Tarde'!". É um clichê, mas ele tem razão. "Don't You Forget About Me", trilha do filme "Clube dos Cinco", clássico da 'Sessão da Tarde' serve para nos lembrar disso.

Vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

4. Wilco - "Jesus, etc."
Se choveu, é certeza que o trânsito em São Paulo estará horroroso. E aí, só implorando para Jesus. A balada melancólica, dos norte-americanos de Chicago, é uma boa opção para encarar a fila de carros com paciência e muita meditação. Se nada disso resolver, a sinfonia de buzinas também tem a ver com um dia de chuva.

Vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

5. Paul McCartney - "Maybe I'm Amazed"
Macca eternizou uma bem-humorada frase anglo-portuguesa em uma de suas passagens pelo Brasil. Em meio a um verdadeiro toró, ele perguntou ao público: "Tudo bem in the rain?". A galera não estava nem aí para a água, então "Maybe I'm Amazed" certamente precisa estar aqui. Mesmo se não estivesse tudo bem, Paul sempre teria espaço.

Vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

6. Pink Floyd - "Money"
Muita gente não gosta de chuva, mas todo mundo sonha com uma chuva de dinheiro. Se você é do tipo que fecha os olhos e ouve barulho de moedas tilintando, eis o seu som. Os seis minutos de psicodelia de "Money", do clássico disco "Dark Side of The Moon", pode ajudar com que o tempo passe mais rápido nesse dia cinzento e sem graça.

Vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

7. The Stone Roses - "Waterfall"
Quem duvidava de neve em SP ficou boquiaberto com a chuva de granizo recente que cobriu a cidade. Neve é neve, granizo é granizo e licença poética é para isso. O nome da banda também é poesia e fala sobre pedras, como as de granizo. Para compensar a associação torta, o título da música é "Waterfall" (Cachoeira), então está valendo.

Vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

8. Buzzcocks - "Fast Cars"
Corridas de Fórmula 1 ficam muito mais legais quando chove. Quem não se lembra de Galvão Bueno gritando descontroladamente enquanto Ayrton Senna dava show em meio a um aguaceiro cruel? A habilidade e rapidez do piloto na pista molhada era tão impressionante quanto o punk "Fast Cars", dos ingleses do Buzzcocks.

Vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

9. David Bowie - "Starman"
"Nossa, por isso que choveu hoje!". Quantas vezes você já ouviu isso ao surpreender alguém? Bowie ficou recluso durante anos e voltou sem avisar, na manhã de um dia qualquer, com um disco novo. O refrão de "Starman" diz que "há um 'homem-estrela' esperando no céu". O britânico está acima das nuvens e, consequentemente, acima da chuva.

Vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

10. Nick Drake - "Black Eyed Dog"
Poucas coisas na vida dão mais pena do que um cachorro molhado de chuva. O cantor folk Nick Drake teve uma vida difícil, morreu aos 26 anos de uma intoxicação aguda, que muitos dizem ter sido um suicídio. O que é uma grande pena, já que no curto período em que viveu, Drake fez discos belíssimos, como o clássico "Pink Moon".

Vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares


Endereço da página:

Links no texto: