Folha de S. Paulo


Pharrell Williams pede desculpas por usar cocar de índio norte-americano

O músico Pharrell Williams pediu desculpas por posar para uma foto usando um cocar de índio norte-americano. A imagem foi feita para a capa de uma edição limitada da revista "Elle" britânica (a capa oficial traz a atriz Keira Knightley).

Na foto, Pharrell troca seu icônico chapéu marrom por um cocar de penas, o que levantou críticas de pessoas que alegaram ser ofensivo utilizar o acessório, se você não é chefe de uma tribo nativa norte-americana. A página do Facebook da revista foi inundada por comentários negativos.

"Obrigada 'Elle'' por nos fazer voltar 50 anos, mostrando para as pessoas que não tem problema tirar sarro da minha cultura", escreveu uma usuária da rede.

Divulgação
Capa da revista 'ELLE' britânica, edição de julho de 2014
Capa de edição limitada da revista 'Elle' britânica

No Twitter, foi ainda criada a hashtag #nothappy (infeliz), fazendo referência ao hit "Happy" do cantor.

"Eu respeito e honro todo tipo de raça, ascendência e cultura. Peço desculpas genuínas", disse o cantor, via seu assessor de imprensa. A princípio, Pharrell alegou ter origens nativas norte-americanas e egípcias.

No texto divulgado junto com a capa da revista, na terça (3), os editores da "Elle" dizem que a escolha pelo cocar foi deles.

"Nós convencemos o vencedor do prêmio Elle Style, Pharrell, a trocar seu chapéu Vivienne Westwood por um adereço de cabeça feito de penas, típico de nativos norte-americanos, em sua melhor foto de todos os tempos", diz o comunicado.


Endereço da página: