Folha de S. Paulo


Morre aos 83 anos, em NY, o designer Massimo Vignelli

O designer gráfico italiano Massimo Vignelli morreu nesta terça (27), aos 83, em Nova York, onde vivia. A causa da morte não foi informada.

Radicado nos EUA havia cerca de quatro décadas, Vignelli ficou conhecido por desenvolver a identidade visual de diversas empresas norte-americanas, como a companhia aérea American Airlines e a loja de departamento de luxo Bloomingdale's, além de ser responsável por uma das versões do mapa do metrô de Nova York, lançada em 1972.

Marcado pelas formas geométricas e o uso da cor, o mapa recebia reações distintas: elogiado por alguns, ele também foi criticado por quem dizia que o desenho era pouco fiel à geografia da cidade.

Fred R. Conrad/The New York Times
Massimo Vignelli em sua casa em Nova York, em outubro de 2012
Massimo Vignelli em sua casa em Nova York, em outubro de 2012

"Não era um mapa. Era um diagrama", disse em entrevista ao jornal "The New York Times", em 2012.

O mapa foi usado por sete anos e substituído por nova versão. O desenho é parte do acervo do MoMA, o Museu de Arte Moderna de Nova York.

O designer também desenvolveu móveis, eletrodomésticos e embalagens.

Em 1971, ele fundou com sua mulher, Lella, a Vignelli Associates. Juntos, receberam em 2003 o prêmio nacional de design pelo conjunto da obra, do Cooper-Hewitt National Design Museum, também em Nova York.
Vignelli deixa dois filhos.


Endereço da página: