Folha de S. Paulo


Criador de 'Mafalda', Quino ganha prêmio Astúrias de Comunicação

O renomado cartunista Joaquín Salvador Lavado, mais conhecido como Quino, criador da personagem "Mafalda", venceu o Prêmio Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidades. A vitória foi divulgada nesta quarta (21) pelo júri em Oviedo, capital da província espanhola das Astúrias.

Nascido na Argentina, Quino obteve fama internacional como autor das tiras protagonizadas por Mafalda, uma menina que descobre a complexidade do mundo a partir do olhar infantil. A história completa 50 anos de existência neste ano.

"As lúcidas mensagens de Quino continuam atuais por ter combinado com sabedoria a simplicidade no traço do desenho com a profundidade de seu pensamento", diz um comunicado do júri.

"A obra de Quino traz consigo um enorme valor educativo e foi traduzida para muitos idiomas, o que revela sua dimensão universal. Suas personagens transcendem qualquer limite geográfico, de idade e condição social", continua o texto.

Enrique García Medina/Efe
O cartunista Joaquín Salvador Lavado, o Quino, criador da 'Mafalda'
O cartunista Joaquín Salvador Lavado, o Quino, criador da 'Mafalda'

Filho de pais andaluzes que migraram para a Argentina, Quino descobriu sua vocação graças a seu tio Joaquín Tejón, pintor e ilustrador gráfico. Ele começou os estudos em belas artes aos 13 anos, logo abandonando-os para se dedicar às histórias em quadrinhos de humor.

Mafalda estreou em Buenos Aires na publicação semanal "Primera Plana", em 29 de setembro de 1964, e seis anos depois chegaria à Europa pelas mãos de Umberto Eco, outro ganhador do Prêmio Príncipe das Astúrias.

Apesar de seu sucesso, Quino deixou de desenhar Mafalda em 1973, mas o interesse pelo humor inteligente, irônico e inconformado de suas historinhas continuou nas décadas seguintes.

O cartunista seguiu escrevendo e desenhando, mas seu humor se tornou mais ácido e voltado para um público mais adulto.

Joaquín Salvador Lavado é o terceiro nome anunciado entre os oito prêmios Príncipe das Astúrias que serão entregues neste ano. Os outros já anunciados foram o arquiteto norte-americano Frank Gehry e o historiador francês Joseph Pérez, que receberam os prêmios de Artes e Ciências, respectivamente.

Cada um dos vencedores da premiação, entregue desde 1981, vai receber 50 mil euros e uma escultura concebida por Joan Miró. Os prêmios serão entregues no segundo semestre em uma cerimônia do teatro Campoamor, em Oviedo.


Endereço da página: