Folha de S. Paulo


Bailarino oferece ao público seu banquete performático

O espetáculo de dança "A Anatomia do Cavalo", em cartaz na Funarte SP é um dos frutos do projeto Cozinha Performática, do artista paulistano Marcos Moraes.

O programa, iniciado há cerca de um ano, foi criado em torno de jantares em que artistas convidados debatiam sobre seus desejos e sobre processos criativos - além de comerem, beberem, dançarem, cantarem e tocarem.

Yuri Pinheiro
O bailarino Marcos Moraes em foto de Yuri Pinheiro ensaio fotográfico para o projeto Cozinha Performática
O bailarino Marcos Moraes em foto de Yuri Pinheiro para o projeto Cozinha Performática

As filmagens e fotos desses jantares resultaram em um livro e um vídeo. As conversas e experimentos entre os convidados, em dois espetáculos.

O primeiro, com a bailarina Sheila Ribeiro, resultou na festa-instalação "Outros Usuários", realizada de 25 a 27 na praça Victor Civita, em São Paulo.

O espetáculo agora em cartaz, o solo "Anatomia do Cavalo", foi concebido com o coreógrafo Luis Ferron, sob a orientação corporal de Ana Teixeira.

"A criação do solo foi a mistura de ingredientes, como quando pessoas se encontram e vão cozinhando junto", diz Moraes.

A pergunta que ele fazia aos seus convidados-colaboradores era: "Que ingrediente cênico você levaria para o seu banquete?".

Também foi a questão que Moraes colocou para os coautores do livro. "Chamo os criadores que participaram do projeto de ingredientes", conta ele.

Nesta quinta-feira (22), após a apresentação do solo, serão lançados o livro, chamado "Cozinha performática", e o vídeo, "Sabroso".

E a comida não será apenas uma lembrança dos jantares do projeto. "Para não perder a tradição, vou cozinhar para os convidados, o público", promete Moraes.

ANATOMIA DO CAVALO
QUANDO quinta a sábado, às 20h
ONDE Funarte SP, al. Nothmann, 1.058, tel. (11) 3662-5177
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO livre

LANÇAMENTO DO LIVRO E DO VÍDEO
Quinta (22), a partir das 21h


Endereço da página: