Folha de S. Paulo


Autor de 'Roberto Carlos em Detalhes' lança livro sobre biografia proibida

Sem alarde, o jornalista e biógrafo Paulo Cesar de Araújo lançou nesta terça (20) o livro "O Réu e o Rei", sobre os bastidores da disputa judicial que levou à proibição da biografia "Roberto Carlos em Detalhes", de 2006. O livro foi recolhido em 2007 após um acordo entre o músico, a editora Planeta e o autor.

"O Réu e o Rei", editado pela Companhia das Letras, chegou às livrarias sem a habitual divulgação que precede o lançamento de obras desse porte. No livro, Araújo relata os 16 anos de pesquisa, as centenas de entrevistas que fez desde 1990 para o projeto de "Roberto Carlos em Detalhes", e a relação pessoal dele como fã das músicas de Roberto.

"A muitos, a polêmica dava a falsa impressão de que 'Roberto Carlos em Detalhes' trazia somente fatos picantes da vida pessoal do artista. Voltei então a me lembrar da advertência de Ruy Castro. 'Isto vai te dar aporrinhação. Roberto vai te meter um processo nas costas e seu trabalho vai ser confundido com essas publicações de fofocas'. Infelizmente, Ruy tinha acertado na sua previsão", escreve Araújo. Após o lançamento da biografia, o músico alegou que a biografia invadiu sua intimidade e por isso acionou o autor e a editora nas esferas cível e criminal.

No blog da Companhia das Letras, o editor Luiz Schwarcz escreveu que o livro "serve como testemunho das dificuldades para escrever biografias independentes no Brasil".

"Com essa publicação, procuramos relembrar um período de injustiças na qual outros escritores e editores -é importante não deixar de citar Ruy Castro, que conosco pelejou na justiça por muitos anos para ter sua biografia de Garrincha circulando livremente- foram cerceados", diz Schwarcz.

André Durão/UOL/Avener Prado/Folhapress
O cantor Roberto Carlos fala sobre show em navio; à esq. o escritor Paulo César de Araújo é entrevistado no
O cantor Roberto Carlos; à esq., o escritor Paulo César de Araújo é entrevistado no "Roda Viva"

Ainda segundo o novo livro, a queixa-crime movida por Roberto considerou oito episódios que não deveriam constar ali e seis declarações consideradas ofensivas a Roberto Carlos.

"Das 14 passagens do livro citadas na queixa-crime, dez estão relacionadas à temática amorosa-sexual. Duas exceções, ainda nas acusações de injúria, são o relato do acidente que vitimou o cantor na infância e o que descreve a doença e morte de sua esposa Maria Rita. Sobre este último - que foi um acontecimento midiático -, sou acusado de expor 'eventos que ocorreram em ambientes reservados, longe dos olhos e ouvidos do público'", escreve Araújo em "O Réu e o Rei".

Livro
O Réu e o Rei
Paulo Cesar de Araújo
O Réu e o Rei
Comprar

Em 2007, Roberto Carlos, a editora Planeta e o autor Paulo Cesar de Araújo firmaram um acordo que encerrou a disputa judicial e teve como consequência o recolhimento de 11 mil exemplares de "Roberto Carlos em Detalhes".

O caso se tornou, recentemente, um dos principais argumentos para a defesa da publicação de biografias não autorizadas no país. Atualmente, é possível barrar biografias feitas sem a autorização de biografados ou herdeiros graças a dois artigos do Código Civil. Esse texto baseou os processos movidos por Roberto contra a biografia escrita por Araújo.

A Câmara aprovou neste mês um projeto de lei que modifica esses dois artigos e permite a publicação de biografias sem autorização. O texto seguiu para o Senado e, caso seja aprovado, vai à sanção presidencial.

A discussão sobre a necessidade de autorização prévia para esse tipo de obra também corre no Supremo Tribunal Federal. Em julho de 2012, a Associação Nacional de Editores de Livros pediu que os artigos 20 e 21 do Código Civil fossem considerados inconstitucionais, sob o argumento de que ferem a liberdade de informação.

Na semana passada, Roberto Carlos entrou no tribunal em defesa dos artigos, alegando que eles garantem o direito à privacidade.


Endereço da página:

Links no texto: