Folha de S. Paulo


Polícia fez 108 prisões durante a Virada Cultural em São Paulo

A Polícia Militar prendeu 108 adultos e apreendeu 20 menores durante a décima edição da Virada Cultural em São Paulo, neste final de semana, segundo balanço divulgado pela assessoria de imprensa da PM na tarde desta segunda-feira (19). Foram registradas 105 ocorrências —destas, 21 foram flagrantes de roubo.

Foram localizados três foragidos da Justiça. Ainda não há informações de quantas dessas pessoas estão presas.

Na Santa Casa, 80 pessoas foram atendidas durante o festival. Três pessoas foram baleadas e uma, esfaqueada. Elas estão estáveis, e não mais em estado grave. A instituição fez uma recontagem nesta segunda (19) –antes, havia divulgado que duas pessoas haviam sido baleadas e outras duas esfaqueadas. Os outros pacientes foram vítimas de agressões ou pessoas que passaram mal no evento.

Apesar de o perímetro da Virada ter sido reduzido em 20% em relação ao planejado, por recomendação da Polícia Militar, a violência deu o tom mais uma vez no evento, que no ano passado deixou saldo de duas mortes. Ao todo, 2.702 PMs e 1.800 guardas civis trabalharam na segurança do evento

A Polícia Militar divulga ter apreendido seis armas de fogo, dez armas brancas, 25 comprimidos de ecstasy, 363 pinos de cocaína, 1.042 frascos de lança-perfume e 13 pedras de crack durante a Virada. A polícia fez 16.686 "abordagens" durante a Virada (quando o policial para e revista suspeitos), e não 13 mil, como a Secretaria de Segurança Pública havia informado anteriormente.

No boletim divulgado pela Polícia Militar, a corporação diz que é necessário "discutir, para as próximas edições, outras mudanças de formato para aperfeiçoar a segurança e potencializar a tranquilidade das pessoas".

"O fato de o evento ser em local aberto, sem controle de acessos, por exemplo, dificulta muito o trabalho da Polícia Militar e favorece a ação de criminosos oportunistas", diz o texto.

A reportagem da Folha presenciou ao menos 18 casos de arrastão na madrugada de sábado para domingo, em diferentes pontos da região central. A Polícia Militar só contabiliza o número total de roubos, sem especificar casos de arrastão.

"O arrastão foi absolutamente pontual", disse o secretário de Cultura, Juca Ferreira, à Folha na tarde deste domingo (18). "Tivemos uma ação muito eficiente da polícia e da Guarda Civil. Tivemos alguns casos mais graves, mas, infelizmente temos um nível de insegurança na cidade. Não é nada que tenha prejudicado o evento."

Vários shows foram cancelados na tarde de domingo (18) por causa da chuva.


Endereço da página:

Links no texto: