Folha de S. Paulo


Crítica: Seria bem louco ver a Osesp fazer arranjos para o rap

Manhã de domingo (18), o público vai chegando e lotando a Sala São Paulo, enquanto os músicos esquentam as mãos e afinam os instrumentos.

No terceiro toque, entra a orquestra —aplaudida de pé. Em meio aos aplausos, entra a regente Marin Alsop.

O concerto começa com o tema "Abertura do Festival Acadêmico, Op. 80", composto por Johannes Brahms (1833-1897) no verão de 1880. O tema é um arranjo de canções que os universitários cantavam nos bares —nos dias de hoje, seria como fazer um arranjo orquestrado dos hinos de time de futebol ou daquele "hit do verão".

A peça tem dez minutos de pura emoção com harmonias progressivas e contrapontos. É bem dinâmica, passa por temas que lembram a forma como o DJ faz "back to back", com dois discos diferentes que parecem um só som.

Alessandro Shinoda/UOL
Marin Alsop rege a Osesp em concerto na Sala São Paulo, durante a Virada Cultural 2014 em São Paulo
Marin Alsop rege a Osesp em concerto na Sala São Paulo, durante a Virada Cultural 2014 em São Paulo

Chamou-me a atenção a forma como a maestrina rege a orquestra. Apesar de todos os músicos lerem as partituras, Marin cria o pulso musical com sua batuta e várias sensações no público.

Assim como o MC (mestre de cerimônia) conduz o público a jogar a mão para cima ou inflama a plateia com uma "punch line", como chamamos quando o MC dispara frase de efeito em uma rima.

A diferença é que o público no concerto demonstra essas emoções apenas no olhar, aplaudindo de pé no fim de cada peça.

A segunda peça tem quatro movimentos. Inicia com uma harmonia em dó maior.

Passa por acordes menores, que começam com o ritmo lento, que, de repente, fica rápido. Depois volta a ser lento, dando um ar de tranquilidade e, ao mesmo tempo, melancolia e suspense.

Um concerto de alta qualidade. Não é à toa que a Osesp está entre as melhores no mundo. Seria "bem louco" ver a Osesp fazer arranjos orquestrados dos clássicos do rap nacional. Fica a sugestão.

OSESP - MARIN ALSOP
AVALIAÇÃO ótimo

FILIPH NEO é rapper, cantor de R&B e produtor musical


Endereço da página: