Folha de S. Paulo


Rappers MV Bill e Dexter abrem manhã da Virada Cultural pedindo paz

Nas primeiras horas da manhã deste domingo (18), os rappers MV Bill e Dexter levaram ao delírio a plateia que acompanhou seu show na praça da República.

Pedindo paz e respeito e entoando clássicos do seu repertório, como "O Bonde Não Para" (MV Bill) e "O Destino do Réu" (Dexter), a dupla passou quase duas horas em cima do palco, invadido pelos fãs no final da apresentação.

Às 8h50 os músicos começaram o show com uma reprodução sonora de sirenes da polícia e sob os protestos da plateia, que se incomodou com o atraso de 50 minutos. Mas quando Dexter entrou cantando "Soldado do Morro", de MV Bill, a massa reagiu com euforia.

Ione Dias De Aguiar/Folhapress
Público da Virada Cultural assiste ao show do rapper MV Bill, no palco República
Público da Virada Cultural assiste ao show do rapper MV Bill, no palco República

Um paredão de celulares logo se formou na grade que separava a pista da área reservada aos convidados e à imprensa. Embora a maioria do público fosse formada por homens, famílias com crianças e adolescentes também compunham a plateia.

Os pontos altos do show foram as músicas "Como Vai Seu Mundo", cantada por Dexter e MVBill com um coro emocionado dos fãs e a ajuda de outros colegas rappers que subiram no palco, e "Estilo Vagabundo". Essa última, com a participação da rapper Kmila CDD.

A energia do público deu trabalho aos seguranças, que tiveram de empurrar a grande quantidade de pessoas que tentavam furar o esquema de segurança.

Vendo que a situação fugia do controle, Dexter pediu para que os seguranças se retirassem e permitissem a permanência do público no "cercadinho VIP".

"Eu confio em vocês, não vamos deixar que falem mal da gente amanhã. Não vamos deixar nada acontecer, ninguém vai morrer", disse o rapper. Em 2007, num show do grupo Racionais MC's, houve confrontos do público com a polícia e cinco pessoas ficaram feridas.

CLIMA TRANQUILO

Nesta virada, segundo a GCM (Guarda Civil Metropolitana), não houve nenhuma ocorrência "significante" durante a madrugada e a manhã deste domingo na praça da República. "Apenas um início de arrastão e um pequeno furto antes deste show", disse uma porta-voz da GCM.

Apesar desses casos, o clima geral era de tranquilidade e harmonia. Dexter puxou uma criança para o palco e saiu do show pelo lateral do palco, no meio da plateia. Depois, recebeu nos bastidores os fãs que invadiram o palco.

O rapper MV Bill não foi menos assediado. Após distribuir discos para o público e ser agarrado por uma garota no meio da apresentação, distribui abraços e beijos na saída.

O assédio da plateia fez com que o show do Projeto Nave, cujo início estava previsto para as 10h, atrasasse mais de uma hora.

A reportagem viu um menor de idade, que aparentava ter no máximo 15 anos, vendendo lança-perfume e maconha para pessoas da área reservada.

A tranquilidade na praça da República não se repetiu em todo o evento. De acordo com a GCM, arrastões começaram a ocorrer por volta das 23h, em vários pontos do centro de São Paulo.

Até as 9h de domingo (18), não havia um balanço oficial do número de pessoas detidas durante o evento. Até as 2h30, porém, já havia 51 detidos por furtos e arrastões, segundo o Copom (Centro de Operações da Polícia Militar).

Foram feitas detenções no largo São Bento, no Vale do Anhangabaú, na praça Julio Mesquita e nas avenidas Rio Branco e Duque de Caxias.

Às 11h, a Santa Casa de Misericórdia havia atendido 59 participantes do evento. Entre eles, duas pessoas esfaqueadas e cinco baleadas. Cinco estão em estado grave.


Endereço da página: