Folha de S. Paulo


Intervenção 'destrói' prédio do antigo Mappin no centro, durante a Virada

Quem passar em frente ao Theatro Municipal na noite deste sábado (17) poderá sair com a impressão de que o prédio do antigo Mappin foi destruído.

Símbolo de compras da época em que não existiam shoppings em São Paulo, a megaloja, hoje prédio comercial e residencial, é alvo de uma intervenção em vídeo que faz parte da Virada Cultural.

A projeção, que dura oito minutos, mostra a ascensão e decadência do prédio, fazendo referência ao cineasta Fritz Lang (1890-1976) e ao filme "Bonequinha de Luxo" (1961).

Um robô inspirado na máquina do filme "Metrópolis" (1927), de Lang, aparece projetado na fachada do prédio e transforma-se numa mulher glamurosa cercada de embrulhos de lojas.

"A arquitetura do antigo Mappin lembra as construções de 'Metrópolis', dos anos 1930", diz Spetto, 39, um dos autores do projeto chamado "Mapping no Mappin".

A projeção termina com uma demolição simbólica do prédio, com tijolos caindo e paredes danificadas. Um pichador escreve "Não vai ter Copa" enquanto o prédio vai abaixo.

A intervenção, feita pelos coletivos United VJs e Mídiadub, vai até 4h.


Endereço da página:

Links no texto: