Folha de S. Paulo


Grupo de humor Porta dos Fundos fará série na televisão em 2015

Sucesso na internet, o grupo de humor Porta dos Fundos passará a produzir conteúdo para a televisão em 2015. O canal a cabo Fox anunciou ontem que exibirá uma série original de 12 episódios de 30 minutos criada pelo grupo no ano que vem.

O acordo inclui a participação da produtora Endemol Brasil. Segundo a Fox, o negócio prevê o desenvolvimento de outros projetos.

Formado em 2012 por Antonio Tabet, Fábio Porchat, o colunista da Folha Gregório Duvivier, Ian SBF e João Vicente de Castro, o Porta dos Fundos tem o canal de humor mais bem sucedido do YouTube, com 8,3 milhões de inscritos, três esquetes semanais e mais de 900 milhões de visualizações.

Divulgação
Ian SBF, Fábio Porchat, Gregório Duvivier, Antonio Pedro Tabet e João Vicente de Castro
Ian SBF, Fábio Porchat, Gregório Duvivier, Antonio Pedro Tabet e João Vicente de Castro

A Folha apurou que o conteúdo produzido pelo grupo para a internet e já publicado em seu canal do YouTube será exibido na TV ainda neste ano. Não está definido, no entanto, se será editado em um programa maior ou se os esquetes serão exibidos em pílulas durante a programação.

NEGOCIAÇÕES

"O acordo reforça o que sempre dissemos: nunca estivemos fechados para a TV. Esperávamos o melhor momento para fechar com algum canal. Além do retorno financeiro, queríamos liberdade editorial e de criação e isso nos foi assegurado", diz Antonio Tabet, também responsável pelo site de humor Kibe Loco.

O roteiro e o formato da série a ser exibida pela Fox ainda não estão definidos.

Segundo Tabet, antes até de estrear na internet, o Porta dos Fundos conversou com o canal sobre um programa.

"Naquela época, o canal estava com o orçamento comprometido com a série do Rafinha Bastos. Um ano e meio depois, retomamos a conversa em outros termos e conseguimos chegar a acordo", diz.

Em 2013 a Globo chegou a propor a exibição de conteúdo criado pelo grupo, mas a negociação não foi adiante.

Neste ano, o grupo produziu sua primeira série para internet, "Viral", sobre um rapaz que, junto ao amigo, conta para as últimas parceiras que é portador de HIV. Quer lançar outras três: uma comédia de situação, uma sobre futebol e uma sobre política.

Embora estivesse presente só na internet, o grupo venceu em 2012 o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte de melhor programa de humor para TV.


Endereço da página:

Links no texto: