Folha de S. Paulo


Livro reúne 18 peças experimentais da escritora Gertrude Stein

Gertrude Stein acreditava que o espectador deveria observar o teatro como observa uma paisagem, vivenciando sensações no instante presente, sem racionalizar.

A escritora americana (1874-1946) considerada precursora do teatro contemporâneo definiu seus textos teatrais como peças-paisagem.

Dezoito delas são publicadas em livro pela primeira vez no país. "O Que Você Está Olhando – Teatro (1913-1920)" apresenta sua obra mais experimental, que rompe com a tradição dramática e extrai os sentidos usuais da linguagem, transformando-a num jogo de múltiplas possibilidades de leitura.

Divulgação
A escritora e poeta norte-americana Gertrude Stein
A escritora e poeta norte-americana Gertrude Stein

Segundo Dirce Waltrick do Amarante, tradutora e organizadora do livro ao lado de Luci Collin, nas peças de Stein não há uma linha narrativa precisa e linear, o contexto é fugaz, e as palavras parecem estar soltas entre divagações abstratas que conduzem o tradutor para diferentes direções.

"A obra de Stein apresenta uma escrita aparentemente incoerente, que desestabiliza o leitor", diz Collin.

O ator, diretor e dramaturgo Luiz Päetow inicia os ensaios de sua terceira empreitada artística a partir da obra da autora americana. Depois dos solos "Peças" (2006) e "Abracadabra" (2011), prepara-se para montar, no segundo semestre, a ópera "Quatro Santos em Três Atos".

"Sempre me perguntei até onde uma palavra pode e deve ir", conta ele, que diz ter encontrado resposta na obra de Stein.

O QUE VOCÊ ESTÁ OLHANDO - TEATRO (1913-1920)
AUTOR Gertrude Stein
EDITORA Iluminuras
QUANTO R$ 38 (184 págs.)


Endereço da página:

Links no texto: