Folha de S. Paulo


Morre artista suíço H.R. Giger, criador do monstro do filme 'Alien'

O criador do monstro do filme de ficção científica "Alien, o Oitavo Passageiro" (1979), o artista suíço Hans Ruedi Giger, morreu aos 74 anos em consequência dos ferimentos que sofreu em uma queda. Giger recebeu o Oscar de efeitos especiais em 1980 por seu trabalho no filme.

Sandra Mivelaz, administradora do Museu H.R. Giger em Gruyeres, oeste da Suíça, disse que Giger morreu nesta segunda (12) no hospital.

Giger criou o personagem e alguns cenários para o filme de Ridley Scott, com a ajuda do criador de "E.T. - O Extraterrestre" (1982) Carlo Rambaldi. O trabalho de efeitos especiais no filme rendeu o Oscar aos artistas, dividido ainda com Brian Johnson ("Coração de Dragão"), Nick Allder ("Star Wars: Episódio V - O Império Contra-Ataca") e Dennis Ayling ("The Cool Mikado").

Giger também trabalhou em outros filmes de ficção científica como "A Experiência" (1995), Poltergeist 2 - O Outro Lado" (1986) e "Duna" (1984).

"Minhas obras parecem causar uma forte impressão em pessoas que são, bem, que são loucas", disse o artista em um entrevista de 1979 à revista "Starlog". "Se gostam do meu trabalho, ou são criativas... ou são loucas".

Ele também ilustrou capas de discos, como o da banda de rock Emerson, Lake & Palmer "Brain Salad Surgery", de 1973, e o álbum solo de Debbie Harry "Koo Koo", de 1981.

O museu H.R. Giger foi inaugurado em 1998 na pequena cidade suíça de Gruyeres.

Nos últimos anos, museus de Paris, Praga e Viena exibiram retrospectivas de sua obra, com suas inúmeras criaturas fantásticas.


Endereço da página: