Folha de S. Paulo


Lúcio Maia, do Nação Zumbi, faz 'música afro-brasileira' em nova banda

Além do novo disco da Nação Zumbi, Lúcio Maia, 43, guitarrista da banda, coloca na rua mais uma novidade: o grupo Zulumbi.

O trio tem o MC Rodrigo Brandão, do grupo Mamelo Sound System, e o DJ PG, do Elo da Corrente —que trabalhou com Maia no projeto Maquinado, da carreira solo do guitarrista.

O disco de estreia, que leva o mesmo nome da banda, saiu no início de março, após mais de dois anos em produção. A parceria entre eles nasceu em 2011, mas, de lá para cá, foi difícil acertar agendas.

Camila Miranda/Divulgação
O guitarrista Lúcio Maia, o MC Rodrigo Brandão e o DJ PG formam a banda Zulumbi
O guitarrista Lúcio Maia, o MC Rodrigo Brandão e o DJ PG formam a banda Zulumbi

Ainda assim, para Maia, a banda deve seguir unida e realizar shows, mesmo com o lançamento da Nação. A próxima apresentação do Zulumbi será na Virada Cultural de São Paulo.

O grupo vai tocar no dia 18 (domingo), às 13h30, no Sesc Pinheiros, em palco dedicado ao manguebeat.

Apesar de sofrer influência do movimento pernambucano, a banda vai além no seu som. A soma de "zulu" com "zumbi" está no nome e também nas composições, que misturam rap com ritmos afro-brasileiros.

"É difícil definir o Zulumbi. Acho que ainda não existe um termo [para o estilo do grupo]. Digo que o que fazemos é música afro-brasileira moderna", conta Maia.

ZULUMBI
ARTISTA Zulumbi
GRAVADORA Radar Records
QUANTO R$ 23


Endereço da página: