Folha de S. Paulo


Morre o cantor Jair Rodrigues aos 75 anos, em Cotia, São Paulo

O cantor Jair Rodrigues morreu na manhã desta quinta-feira (8), aos 75 anos, em sua casa em Cotia (Grande São Paulo). Ele deixa a mulher, dois filhos e quatro netos.

Segundo a assessoria da JRC Produções, empresa do músico, ele entrou na sauna da casa onde vivia na manhã desta quinta-feira. Seu corpo foi encontrado sem vida no local por volta das 9h30. Exames feitos pelo Instituto Médico Legal de Cotia indicam que a causa da morte foi um infarto agudo do miocárdio.

O velório começou às 19h na Assembleia Legislativa de São Paulo, na capital paulista. Já o enterro deve ocorrer apenas às 11h de sexta-feira (9), no cemitério do Morumbi.

Ainda de acordo com a assessoria da JRC Produções, ele não apresentava problemas de saúde e vinha cumprindo sua agenda de shows normalmente. Sua última apresentação foi há dois dias, na terça-feira (6), em São Lourenço (MG).

Em entrevista à Folha, o produtor musical João Marcello Bôscoli, filho do músico Ronaldo Bôscoli e da cantora Elis Regina, disse que ele estava "muito bem de saúde" e fazia em média 15 shows por mês.

"Mesmo sendo um homem rico, ele tinha uma agenda sempre lotada, trabalhava porque amava, se apresentava por amor ao ofício", afirmou.

Em maio, ele ainda tinha três apresentações marcadas, nos dias 24, 25 e 29, respectivamente em Diadema (SP), Florianópolis e Contagem (MG).

Pai dos músicos Luciana Mello e Jair Oliveira, Jair Rodrigues começou sua carreira como crooner nos anos 1950.

Na década de 1960, fez sucesso na televisão como apresentador do programa "Fino da Bossa", ao lado de Elis Regina.

O cantor ainda ficou imortalizado como o intérprete da canção composta por Geraldo Vandré "Disparada", que venceu o Festival da Canção de 1966, empatado com "A Banda", de Chico Buarque.

VIDA E OBRA

Jair Rodrigues nasceu em 6 de fevereiro de 1939 em Igarapava (SP). Começou sua carreira no final dos anos 1950 como cantor em casas noturnas no interior do Estado.

Na década seguinte, ele começa a se apresentar na capital paulista. Seu primeiro trabalho gravado foi em 1962, com duas músicas para a Copa do Mundo daquele ano: "Brasil Sensacional" e "Marechal da Vitória".

"Vou de Samba com Você" e "O Samba como Ele é", seus dois primeiros LPs, foram gravados em 1964. Foi nessa época que atingiu grande popularidade com a música "Deixa Isso pra Lá", considerada uma das precursoras do rap brasileiro, com um refrão falado.

Cantou pela primeira vez ao lado de sua parceira, Elis Regina, em 1965. A dupla gravou um disco ao vivo, "Dois na Bossa", e comandou o programa de TV "O Fino da Bossa".

Em 1966, disputou o 2º Festival de Música Popular Brasileira com a música "Disparada", de Geraldo Vandré e Teo de Barros. Acabou em primeiro lugar, dividindo o título com "A Banda", canção de Chico Buarque interpretada por Nara Leão.

A discografia de Jair Rodrigues inclui 44 trabalhos, segundo o site oficial do cantor. Os discos foram gravados entre 1964 e 2014. Neste ano, lançou os dois volumes do álbum "Sambo Mesmo", em que homenageia gêneros como seresta e samba.

Jair Rodrigues deixa a mulher, Clodine, dois filhos (Jairzinho e Luciana Mello) e quatro netos.

Disparada Jair Rodrigues

Assista ao vídeo em tablets e celulares


Endereço da página:

Links no texto: