Folha de S. Paulo


Cantor Jack White cria vinil com faixas escondidas e hologramas

O ex-vocalista do duo de rock The White Stripes, Jack White, vai lançar um vinil diferente, contendo faixas escondidas e um holograma.

O "ultra" LP, como é chamado pelo músico em um vídeo explicativo, traz 11 canções do segundo trabalho solo do cantor, "Lazaretto" —que será lançado dia 10 de junho. O disco toca com as tradicionais 33.3 rotações por minuto (rpm), no entanto, há duas faixas escondidas abaixo do selo no centro do disco, que podem ser ouvidas em rotações de 45 e 78 rpm.

Segundo os criadores, esta é a primeira vez que um disco pode ser ouvido em três rotações diferentes —embora as duas canções escondidas sejam acompanhadas do barulho de fricção da agulha da vitrola com o papel do selo.

Divulgação
O músico e guitarrista Jack White
O músico e guitarrista Jack White

Além disso, o lado A do vinil deve ser ouvido "de dentro para fora". Posicionando a agulha no centro do disco, é possível ouvir uma melodia que se repete sem parar quando ela chega na borda do vinil.

O disco dos Beatles "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" (1967) trazia uma artimanha semelhante, mas o som "surpresa" se repetida quando a agulha chegava na parte interna do dico, e não externa.

O lado B, por sua vez, apresenta duas introduções diferentes para a primeira faixa —uma acústica e outra elétrica— que também tocam de acordo com a posição da agulha. Ambas as versões se unem no meio da canção.

Além das inovações musicais, um holograma de um anjo girando, feito pelo artista Tristan Duke, pode ser visto no lado A quando olhado de um ângulo certo. Já o lado B tem um acabamento fosco que lembra um vinil novo de 78 rpm.

The Lazaretto ULTRA LP

Assista ao vídeo em tablets e celulares


Endereço da página:

Links no texto: