Folha de S. Paulo


Prêmio britânico de artes visuais anuncia finalistas

Um irlandês, um inglês, um galês e uma canadense são os quatro finalistas da 30ª edição do prêmio britânico Turner, um dos mais prestigiosos da arte contemporânea e concedido a artistas britânicos ou residentes no Reino Unido.

Segundo anunciaram os organizadores nesta quarta-feira (7), em Londres, os artistas Ciara Phillips, Tris Vonna-Michell, James Richards e Duncan Campbell são os candidatos ao prêmio de 25 mil libras (R$ 94.669).,

O prêmio ganhou fama ao divulgar artistas como Damien Hirst, Tracey Emin ou Steve McQueen —diretor do filme vencedor do Oscar deste ano, "12 Anos de Escravidão ".

Em 2013 a obra premiada foi uma instalação da francesa Laure Prouvost. Este ano a lista de selecionados pretende mostrar a diversidade de técnicas dos artistas contemporâneos, da narração verbal a videoarte.

"Os quatro pré-selecionados compartilham uma importante presença internacional e a capacidade de adaptar, reencenar e reinterpretar seus trabalhos e os dos outros", disse Penelope Curtis, presidente do júri.

James Richards, um galês de 30 anos, é conhecido por criar vídeos com o uso de diversas fontes, como material próprio ou imagens do YouTube.

O inglês Tris Vonna-Michell, 31, é um narrador que realiza performances ao vivo e que usa instalações artísticas como cenário.

A canadense Ciara Phillips, 37, que vive em Glasgow, usa fotografias e telas para criar pinturas e instalações.

Campbell, que nasceu na Irlanda em 1972 e também vive em Glasgow, foi selecionado pela instalação "It and Others", já exibida na Bienal de Veneza em 2013.

Além das 25 mil libras para o vencedor, cada finalista recebe 5.000 libras (R$ 18.931).


Endereço da página:

Links no texto: