Folha de S. Paulo


Ocupação artística reabre cinema abandonado de São Paulo

O abandonado Art Palácio, cinema fundado em 1936 que foi um dos mais famosos de São Paulo nos anos 1940-50, está aberto nesta semana para uma ocupação artística.

As ações no edifício projetado pelo arquiteto modernista Rino Levi (1901-65) têm como pano de fundo o debate sobre o uso cultural dos espaços públicos —fechado em 2009, o Art Palácio pertence hoje à Secretaria Municipal de Cultura.

Com coordenação do ator e dramaturgo Luiz Päetow, da coreógrafa Vera Sala e do coreógrafo e editor Daniel Kairoz, a ocupação do cinema no centro de São Paulo (av. São João, 407) vai até domingo.

Adriano Vizoni/Folhapress
Foto com exposição múltipla de Vera Sala dançando no Cine Art Palácio, em São Paulo
Foto com exposição múltipla de Vera Sala dançando no Cine Art Palácio, em São Paulo

As bailarinas Vera Sala e Rubia Braga usam o local para experimentações sobre a relação do corpo com os espaços e com os espectadores.

Päetow fará apresentações de trechos de suas obras e leituras dramáticas. "Hamlet", de Shakespeare, foi a leitura de ontem, feita com a participação de Nelson de Sá, jornalista da Folha.

Kairoz expõe as obras de sua editora Phármakon e de outras editoras independentes. Uma impressora foi colocada no saguão do cinema para autores que quiserem reproduzir seus trabalhos.

A ocupação inclui uma mostra de filmes com os episódios de "História(s) do Cinema", de Godard. Hoje, às 21h, serão exibidos "La Monnaie de l'Absolu" e "Une Vague Nouvelle", seguidos por um episódio da série mexicana "Chapolin" com paródias de filmes famosos.

Amanhã, às 19h, está programado um debate sobre o Plano Diretor de São Paulo, com a participação de Juca Ferreira, secretário municipal de Cultura.


Endereço da página: