Folha de S. Paulo


Bollywood continua tradicional, mas novo filme traz ideias modernas

É justo dizer que a indústria cinematográfica de Bollywood continua a ser um negócio de família. Sim, de vez em quando alguém chega de fora e consegue deixar sua marca, mas a vantagem tende a caber às pessoas que já cresceram dentro dessa fraternidade.

Com menos de meia dúzia de trabalhos entre eles, os atores Alia Bhatt e Arjun Kapoor são dois exemplos de uma nova geração, e seu novo filme, "2 States", já está concluído e pronto para lançamento.

Kapoor é filho do bem sucedido produtor de cinema Boney Kapoor, e sobrinho do ator e produtor Anil Kapoor (que ganhou fama com "Quem Quer Ser um Milionário?"), e por isso ele cresceu nos estúdios de filmagem.

"A vantagem extra que você tem é definitivamente a de receber muito amor por parte do pessoal do setor", ele diz. "Muita gente já o conhece, e por isso está sempre torcendo e rezando por você. Há muita confiança, nascida do fato de saber que as pessoas do setor acham que você tem potencial. Mas, apesar disso tudo, ninguém pode se posicionar diante da câmera e atuar no seu lugar. O essencial é aquilo que você é capaz de fazer".

Bhatt, em contraste, diz que teve uma vida muito normal e protegida do setor. Seu pai, o produtor e diretor Mahesh Bhatt, preferia manter a família separada do mundo do entretenimento. Mas isso nunca prejudicou seus sonhos de estrelato.

AFP
Os atores indianos de Bollywood Alia Bhatt (à esq.) e Arjun Kapoor
Os atores indianos de Bollywood Alia Bhatt (à esq.) e Arjun Kapoor

"Desde que me lembro, queria ser atriz. Inicialmente, meu interesse era a dança, porque Bollywood é um lugar de canto e dança. Mas depois o interesse continuou crescendo. Mas eu literalmente entrei para a indústria quando comecei a trabalhar nela. Não posso dizer que cresci com o cinema", diz.

Ao longo dos anos, Bollywood vem abrindo as asas significativamente. Não só filmes indianos ingressam com mais frequência nos rankings internacionais de maiores bilheterias como produtoras internacionais de cinema estão investindo no setor, enquanto atores de Bollywood encontram mais oportunidades para trabalhar em Hollywood e em filmes britânicos.

Falando sobre as mudanças que ele está acompanhando em primeira mão, Kapoor diz que "o cinema se tornou uma profissão. Havia uma certa maneira de fazer filmes, mas agora, especialmente, temos muito profissionalismo. Creio que os roteiros também tenham se tornado melhores, que histórias mais interessantes estejam sendo contadas".

O par parece perfeitamente à vontade no convívio profissional, e esse conforto é visível na tela. Ainda que tenham descartado quaisquer rumores de um romance na vida real, seu beijo nas telas pode ser visto no trailer de "2 States", e conquistou manchetes em toda a Índia.

"É interessante que tudo se resuma ao fato de que há um beijo no trailer e as pessoas só falem disso. Há muito mais que o beijo, no trailer. Há muitas camadas, no filme", diz Arjun.

Cenas íntimas sempre foram tabu no setor de cinema indiano, e alguns atores e atrizes ainda requerem uma cláusula contratual que proíbe beijos. Mas na última década, muitos dos maiores astros estão trocando beijos com seus parceiros de cena, caso o roteiro assim exija, como foi o caso de Aishwarya Rai Bachchan e Hrithik Roshan, em "Dhoom 2", ou Anushka Sharma e Ranveer Singh, em "Band Baaja Baaraat".

Divulgação
A atriz Alia Bhatt em cena do filme '2 Estates', produção de Bollywood
A atriz Alia Bhatt em cena do filme '2 Estates', produção de Bollywood

Bhatt diz que "no começo do filme moramos juntos, e é óbvio que, se você mora com alguém que você ama, o que você faz? Por quanto tempo um casal assim conseguiria não se agarrar?" Kapoor concorda, dizendo que "se hoje não podemos falar de um relacionamento de casal que vive junto acompanhado por um beijo, em Bollywood, então acredito que estejamos degradando a sensibilidade de nossa audiência".

Baseado em um romance de Chetan Bhagat, "2 States" acompanha os altos e baixos de um casal moderno e de ideias progressistas, Krish Malhotra (Kapoor) e Ananya Swaminathan (Bhatt), que se conhece na universidade. Mas Krish é um punjabi de Déli, no norte da Índia, e Ananya é uma jovem brâmane de origem tâmil, do sul do país. Quando eles decidem se casar, logo surgem problemas, e eles decidem que não realizarão a cerimônia até que as duas famílias concordem.

Kapoor descreve "2 States" como um filme sobre a juventude atual, que permite que as pessoas, especialmente aquelas de formação ocidental, percebam o quanto os jovens indianos de segunda e terceira geração são diferentes de seus pais. Ele acrescenta que embora hoje seja aceito que casais vivam juntos sem se casar, na Índia, continua a existir uma forte necessidade de aprovação dos pais ao casamento. Assim, o filme é uma mistura do moderno e do tradicional.

"Sinto que o casamento e a cultura indiana são muito proeminentes em nosso filme, mas de maneira muito moderna e contemporânea", diz Bhatt. "Nós esquentamos um pouco as coisas, para que os jovens possam se identificar, mas os mais velhos também tenham interesse".

Ainda que os dois estejam ainda começando a deixar sua marca em Bollywood, quando pergunto se considerariam trabalhar em projetos internacionais, tanto Bhatt quanto Kapoor respondem rapidamente que adorariam.

O trabalho ideal de Bhatt seria contracenar com Robert Pattinson, e Kapoor brinca: "Minha lista é um pouco diferente. Adoraria trabalhar com De Niro, Al Pacino e Jack Nicholson. Gosto de Jennifer Lawrence e Mila Kunis, mas é melhor evitar o excesso de otimismo".

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página: