Folha de S. Paulo


Sofía Coppola, Dafoe e García Bernal estão no júri do Festival de Cannes

O ator e diretor mexicano Gael García Bernal, o ator americano Willem Dafoe e a cineasta americana Sofía Coppola integram o júri da 67ª edição do Festival de Cannes, que acontece entre os dias 14 e 25 de maio. O anúncio foi feito nesta segunda pela organização do evento.

O júri, presidido pela cineasta neozelandesa Jane Campion —vencedora da Palma de Ouro de 1993 por "O Piano"—, contará ainda com as presenças da atriz francesa Carole Bouquet, da atriz iraniana Leila Hatami, da atriz sul-coreana Jeon Do-yeon, do diretor, produtor e roteirista chinês Jia Zhangke, além do cineasta, produtor e roteirista dinamarquês Nicolas Winding Refn.

Gael García Bernal esteve em Cannes pela primeira vez em 2007, quando exibiu seu primeiro longa-metragem como diretor, "Déficit". O ator retornou ao festival em 2012, como protagonista do filme "No", do diretor chileno Pablo Larraín, que venceu um prêmio na mostra paralela Quinzena dos Realizadores.

Sebastien Nogier/Warren Toda/Efe
A diretora americana Sofía Coppola e o ator mexicano Gael García Bernal
A diretora americana Sofía Coppola e o ator mexicano Gael García Bernal

Sofia Coppola, que fará 43 anos durante o festival, também já esteve presente no evento diversas vezes. Seu primeiro longa-metragem, "As Virgens Suicidas" (1999), foi exibido na Quinzena dos Realizadores. Quatro anos depois, ela recebeu o prêmio de roteiro por "Encontros e Desencontros". Também exibiu em Cannes seu terceiro filme, "Maria Antonieta", em 2006. No ano passado, abriu a seção não oficial Un Certain Regard com seu último filme, "Bling Ring: A Gangue de Hollywood".

O roteirista Refn levou o prêmio de melhor diretor no festival em 2011, pelo filme estrelado por Ryan Gosling "Drive", e retornou à competição oficial no ano passado com "Só Deus Perdoa".

O chinês Jia Zhangke também já foi premiado como melhor roteirista, no ano passado, com "Um Toque de Pecado". Ele esteve na competição em 2002, com "Unknown Pleasures", e em 2009, com "24 City".

A atriz coreana Jeon ganhou o Cannes de melhor atuação por seu papel no longa de Chang-dong Lee, "Sol Secreto", de 2007.

Christophe Karaba/Efe/Lucy Nicholson/Reuters
O ator americano Willem Dafoe mientras e a atriz iraniana Leila Hatami
O ator americano Willem Dafoe mientras e a atriz iraniana Leila Hatami)

Indicado duas vezes ao Oscar, o americano Willem Dafoe esteve em Cannes em 2009, com o controverso longa de Lars von Trier "Anticristo".

Bouquet e Hatami, por sua fez, vão ao festival pela primeira vez. Conhecida por uma das garotas Bond do filme de 1981 "007 - Somente Para Seus Olhos", a atriz francesa ganhou um prêmio Cesar em 1989 por "Linda Demais para Você".

A iraniana Hatami estrelou no filme do diretor Asghar Farhad "A Separação", de 2011, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro.

Neste ano, os filmes mais recentes do francês Jean-Luc Godard, do canadense David Cronenberg, do britânico Ken Loach e dos irmãos belgas Dardenne estão na lista de 18 filmes que disputam a Palma de Ouro.


Endereço da página: