Folha de S. Paulo


'Fantástico' estreia novo formato apostando em tecnologia e interatividade

O "Fantástico" apresentou na noite de hoje (27) as novidades que vão fazer parte do novo formato do programa dominical da Rede Globo.

A principal mudança é visual: a atração agora passará a ser exibida num estúdio de 500 metros quadrados, onde também funcionarão a Redação, um telão interativo atrás dos apresentadores e um totem sensível ao toque por onde aparecerão os correspondentes nacionais e internacionais.

Apostando na interatividade com os telespectadores e no uso de novas tecnologias, o 'Fantástico' apresentou um robô de telepresença.

Estevam Avellar/Divulgação/TV Globo
Renata Vasconcelos e Tadeu Schmidt, à frente do telão interativo que faz parte do novo cenário
Renata Vasconcelos e Tadeu Schmidt, à frente do telão interativo que faz parte do novo cenário

De casa, o repórter Felipe Santana comandou a máquina que perambulou pelo estúdio com um visor no topo que mostrava seu rosto e por onde ele se comunicava com os profissionais da Redação. O público batizou o robô de Tilt, que também foi objeto de uma das reportagens.

Ao longo do programa também foram mostrados trechos da reunião de pauta da atração, ocorrida na última terça (22), que contou com a participação do ator Thiago Fragoso e discutiu como abordar as reportagens do "show da vida".

Famoso pelas atrações musicais que marcaram a história da "revista eletrônica", o novo formato do "Fantástico" trouxe uma apresentação do cantor Gilberto Gil, que tocou no palco do programa "Aquele Abraço".

A principal matéria da noite mostrou a experiência de uma repórter que passou 24 horas no presídio de segurança máxima de Catanduvas, no interior do Paraná. Durante a reportagem foram exibidos na tela os Fanticons, sinais gráficos enviados pelos telespectadores através da internet.

O técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, foi o convidado especial do programa. Sentado numa arena ele respondeu a perguntas feitas por convidados, que incluíram os atores Murilo Rosa e Maitê Proença.

"Temos 21 jogadores definidos e duas dúvidas", afirmou o treinador a respeito da escalação do time para a Copa do Mundo. Ele também críticas o andamento das obras para o evento esportivo. "Poderíamos ter aproveitado melhor esses sete anos que tivemos."

Scolari também ouviu críticas de telespectadores, projetados no painel, sobre a atuação do goleiro Júlio César.

A vinheta da nova abertura traz uma bailarina fazendo movimentações em meio a imagens geradas por computação gráfica.

Durante o programa também foram adiantadas mudanças de cenário pelas quais também passarão o "Jornal da Globo" e o "Jornal Hoje", a partir de amanhã (28)


Endereço da página: