Folha de S. Paulo


Fidel está 'consternado' pela morte de García Márquez, diz dirigente cubano

A saúde do líder cubano Fidel Castro está "muito boa", mas ele está "consternado" pela morte de seu amigo, o escritor colombiano Gabriel García Márquez, declarou nesta sexta-feira (25) o vice-presidente Miguel Díaz-Canel.

"Sua saúde está muito boa, ele está trabalhando intensamente nos últimos acontecimentos e, claro, ficou consternado com a morte de García Márquez, que era seu amigo íntimo", disse Díaz-Canel a jornalistas na embaixada da Colômbia em Havana, onde assinou o Livro de condolências pela morte do escritor em 17 de abril.

Questionado pela imprensa sobre o silêncio de Fidel Castro, 87, após a morte de García Márquez e como isso o afetou, Díaz-Canel afirmou que "Fidel é um homem de grande sensibilidade humana e, portanto, a perda do amigo pesa".

O líder cubano e seu irmão, o presidente Raúl Castro, enviaram flores ao funeral de Gabo, no México, segundo a imprensa local.

Fidel Castro, afastado do poder desde 2006 por razões de saúde, tem ficado em casa, onde escreve livros, artigos para jornais e recebe amigos.

Após a morte do autor de "Cem Anos de Solidão", a imprensa cubana publicou um artigo escrito por Fidel em julho de 2008, intitulado "O descanso", escrito por ele depois de receber a última visita de Gabo.

"Falar com García Márquez e Mercedes [sua mulher] sempre que vinham a Cuba —e era mais de uma vez por ano— se convertia numa receita contra as fortes tensões em que, de forma inconsciente, mas constante, vivia um dirigente revolucionário cubano", escreveu em seu texto.


Endereço da página:

Links no texto: