Folha de S. Paulo


Presidente da Colômbia nega que García Márquez tenha metástase

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, negou nesta quarta-feira (16) que o escritor Gabriel García Márquez sofra de um câncer avançado. Segundo ele, o Nobel de Literatura passou alguns dias hospitalizado devido a uma pneumonia, da qual já está se recuperando.

As declarações foram feitas na cidade de Popayán, capital do departamento de Cauca, onde Manuel Santos se encontra para se reunir com as autoridades locais e participar das celebrações da Semana Santa.

"Não é certo o que publicou um jornal mexicano, que [Gabriel García Márquez] teve uma recaída do câncer e esteja tomado pelo câncer, isto não é certo", afirmou o presidente, sem mencionar suas fontes.

O jornal mexicano "El Universal" publicou na segunda-feira (14), citando fontes anônimas "confiáveis", que, após superar em 1999 superou um câncer linfático, García Márquez tem agora células cancerígenas no pulmão, nos gânglios e no fígado.

Segundo o chefe de Estado colombiano, o escritor de 87 anos sofreu "uma pneumonia em uma idade avançada", mas o problema "já está controlado".

Santos acrescentou que García Márquez "está em sua casa e certamente todos rezamos para que se recupere".

Também na segunda-feira a mulher e os filhos do autor de "Cem Anos de Solidão" emitiram um comunicado, no qual reconheceram que a condição do Nobel é estável mas "muito frágil", e que "existem riscos de complicações" devido à sua idade.

García Márquez passou pouco mais de uma semana internado no início do mês, na Cidade do México, onde mora atualmente. Na época, os médicos disseram que ele tinha um quadro de desidratação e um processo infeccioso pulmonar e de vias urinárias, mas não mencionaram uma metástase.


Endereço da página:

Links no texto: