Folha de S. Paulo


Filme mostra intimidade da banda Los Hermanos e evita controvérsias

No documentário "Los Hermanos - Esse É Só o Começo do Fim da Nossa Vida", os integrantes da banda zanzam no camarim, jogam videogame e conversam descontraídos num quarto de hotel, entre cigarros e cervejas.

Apesar do acesso à intimidade do grupo —avesso à exposição—, o filme da diretora Maria Ribeiro não toca em controvérsias.

Não questiona, por exemplo, por que o grupo decidiu se separar em 2007 sem dar grandes explicações.

O documentário será exibido hoje, em São Paulo, no festival É Tudo Verdade.

Caroline Bittencourt/Divulgação
Marcelo Camelo e Rodrigo Amarante em cena do documentário 'Los Hermanos - Esse É Só o Começo do Fim da Nossa Vida', de Maria Ribeiro, que será exibido no Festival É Tudo Verdade
Marcelo Camelo e Rodrigo Amarante em cena do documentário 'Los Hermanos - Esse É Só o Começo do Fim da Nossa Vida', de Maria Ribeiro, que será exibido no Festival É Tudo Verdade

"O filme tem a proximidade que é possível", diz a diretora, também atriz e apresentadora. "Não é polêmico, é feito por quem gosta dos caras. Não tenho alma invasiva, jamais poderia fazer um filme do Michael Moore."

Maria Ribeiro teve acesso aos bastidores da turnê que Marcelo Camelo, Rodrigo Amarante e companhia fizeram em 2012, uma das poucas reuniões após o hiato anunciado cinco anos antes.

O documentário traz registros de shows em várias cidades, com canções executadas na íntegra, caso de "O Vencedor" e "Sentimental". Também mostra os fãs ensandecidos que deram à banda certa fama de messiânica.

"Não gosto de filme com depoimento, gosto de documentário direto, com a câmera rodando ali e pronto", diz Maria Ribeiro. Ela afirma ter sido autorizada a filmar o quarteto após concordar em tirar cenas que incomodassem.

A diretora excluiu, por exemplo, uma cena em que Camelo opinava sobre direitos autorais, a pedido dele, e evitou filmá-lo na piscina com a mulher, a cantora Mallu Magalhães.

"Acho muito ruim quando o documentário é de cima para baixo, como o de cineastas que nasceram ricos e vão filmar pobres coitados, que nem sabem como estão sendo expostos", diz a diretora.

O filme, orçado em cerca de R$ 220 mil, deve entrar em cartaz nos cinemas em setembro.

Uma ausência: a canção "Anna Júlia", de 1999, primeiro (e estrondoso) sucesso da banda —e por muito tempo renegada pelo grupo—, não é executada no documentário. "Só percebi depois", diz Maria. "Que se dane se isso for trazer menos espectadores."

LOS HERMANOS - ESSE É SÓ O COMEÇO DO FIM DA NOSSA VIDA
DIREÇÃO Maria Ribeiro
PRODUÇÃO Brasil, 2013
ONDE Cine Livraria Cultura, av. Paulista, 2.073, tel. (11) 3285-3696; hoje, às 15h
CLASSIFICAÇÃO livre


Endereço da página: