Folha de S. Paulo


Masp confirma estudar 'novo modelo' para sua diretoria e parceria com Itaú

O Masp informou que está construindo "um novo modelo para garantir sua sustentabilidade", confirmando reportagem desta quinta-feira da "Ilustrada".

Após uma primeira mensagem, segundo a qual não iria se manifestar, o Masp confirmou, por meio de sua assessoria, que "a revisão de sua governança, ampliação do quadro de conselheiros e renovação de sua diretoria" fazem parte do "novo modelo".

O empresário Heitor Martins, ex-presidente da Fundação Bienal de São Paulo, é cotado para substituir a atual presidente, Beatriz Pimenta Camargo, conforme diz a reportagem na "Ilustrada".

Sobre isso, o museu diz que Martins está "sendo considerado", mas que "Beatriz tem cumprido papel fundamental" e "qualquer alteração pressupõe a permanência dela entre as lideranças".

Sobre uma parceria com o Itaú, o museu diz na nota oficial que também procura outras empresas, mas que o banco "tem se mostrado sensível à causa do Masp".

O Itaú pode atuar como uma espécie de fiador das mudanças e ajudar a fornecer novas diretrizes. Um dos modelos que o Masp persegue para dar credibilidade a uma nova gestão é o do MAR (Museu de Arte do Rio), cujo presidente é Carlos Gradim.

O Masp não quis precisar o valor da sua dívida. Também disse desconhecer a decisão da Vivo de abandonar a parceria com o museu.

Segundo a Folha apurou, salários de funcionários estavam atrasados, mas a instituição nega. A nota oficial não comenta os projetos inadimplentes do museu junto ao Ministério da Cultura.

Caso a negociação para trocar a diretoria avance, será rompido um ciclo de 20 anos no comando do museu. Desde 1994, quando o arquiteto Júlio Neves assumiu a direção, ele e seus aliados se revezam no comando.

Em nota oficial, a Vivo afirma que "cumpriu e está cumprindo todas as suas obrigações com o Masp".


Endereço da página:

Links no texto: