Folha de S. Paulo


Artista britânico Damien Hirst vai lançar autobiografia em 2015

O artista britânico Damien Hirst, 48, anunciou nesta terça-feira (8) que publicará sua autobiografia em 2015, pela editora Viking Pequin.

No livro, Hirst pretende relatar sua trajetória para se tornar um dos artistas mais ricos do Reino Unido.

Para tanto, o artista —famoso por seus animais mortos expostos em formol— contratou o escritor James Fox, que também trabalhou na autobiografia do guitarrista dos Rolling Stones Keith Richards, em 2010.

Fox, 49, disse que o livro irá falar de alguns aspectos da juventude de Hirst, que cresceu em um entorno "com frequência violento, enquanto compartilhava com seus amigos uma improvável, mas vinculadora paixão com a arte".

Segundo Venetia Butterfiel, da Penquin, a editora espera repetir com a obra o mesmo sucesso obtido com as memórios do músico Morissey, ex-vocalista dos Smiths.

Vencedor de um prêmio Turner em 1995, mais importante honraria das artes plásticas britânicas, Hirst foi um dos fundadores do grupo Jovens Artistas Britânicos, que também incluía Tracey Emin, Sarah Lucas e Mark Wallinge. Uma exposição dedicada a sua obra feita na galeria de Tate de Londres, em 2012, foi a mais popular da galeria, recebendo cerca de 463 mil visitantes.

Em 2008, o artista leiloou várias de suas peças na casa Sotheby, sem o apoio de galerias, arrecadando cerca de 70,5 milhões de libras (R$ 259,8 milhões). A mais cara foi a obra "The Golden Calf", vendida por 10,3 milhões de libras (R$ 37,95 milhões).


Endereço da página:

Links no texto: