Folha de S. Paulo


Arquiteto Hugo Segawa é indicado como novo diretor do MAC-USP

Uma reunião na manhã desta segunda (7) determinou a indicação do arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Hugo Segawa, como novo diretor do Museu de Arte Contemporânea da USP.

Segawa, que precisará ter sua nomeação ratificada pelo reitor, Marco Antonio Zago, era candidato único ao posto e substituirá Tadeu Chiarelli, atual diretor que deixa o cargo no fim deste mês. A decisão de nomear Segawa, primeiro arquiteto a ocupar o posto, havia sido antecipada pela Folha na última sexta (4).

Ele não deu detalhes dos planos de sua gestão, dizendo preferir aguardar a ratificação de sua escolha pelo reitor. "Todo o andamento do MAC depende de uma harmonia que se estabelece com a estrutura maior da universidade", diz Segawa. "Não me sinto à vontade de pensar em qualquer diretriz ou encaminhamento sabendo que a universidade neste momento passa por um momento de revisão."

Essa é a primeira eleição para diretor do museu, que tem mandato de quatro anos, depois da extinção da exigência que cada instituição da USP enviasse uma lista tríplice para a aprovação do reitor, podendo ele escolher qualquer um dos nomes. Desta vez, só o nome de Segawa foi submetido à aprovação.

Chiarelli, o atual diretor, comandou a mudança de boa parte do acervo do MAC da Cidade Universitária para o antigo prédio do Detran, em frente ao parque Ibirapuera, agora também ocupado pelo museu. Ele justificou a escolha de Segawa dizendo que um arquiteto, neste momento de transição, seria "bom para o museu".

Cleo Velleda - 25.ago.1997/Folhapress
O arquiteto e professor Hugo Segawa, indicado como novo diretor do MAC-USP, em foto de 1997
O arquiteto e professor Hugo Segawa, indicado como novo diretor do MAC-USP, em foto de 1997

Endereço da página: