Folha de S. Paulo


Site testa a leitura das pessoas em brincadeira de 1º de abril

A rádio americana NPR (National Public Radio) resolveu testar quantos leitores realmente liam as matérias publicadas em seu site, antes de comentarem sobre elas.

No dia 1º de abril, o site publicou uma notícia cujo título era "Por que a América não lê mais?". Logo abaixo do texto, dezenas de pessoas reagiram negativamente.

"Claro que lemos, NPR. Cale a boca. Lemos o tempo todo. Estamos lendo esse artigo agora mesmo!", dizia um dos comentários.

No entanto, quem de fato foi além do título da notícia percebeu que não passava de uma brincadeira de 1º de abril.

"Parabéns, leitores genuínos, e feliz Dia da Mentira!", começava o texto. "Nós às vezes temos a impressão que algumas pessoas comentam em histórias da NPR sem ler de fato. Se você está lendo isso, então vamos ver o que as pessoas têm a dizer sobre esta 'história'!"

A instrução para aqueles que de fato leram o texto era para apenas curtir a notícia, mas não comentar.

Apesar de algumas pessoas que, mesmo lendo, escreveram para parabenizar o site pela pegadinha, muitos outros afirmaram que liam sim, sem nunca passar do título da matéria.


Endereço da página:

Links no texto: