Folha de S. Paulo


Milhares de pessoas enviam mensagens de apoio a García Márquez

Milhares de pessoas enviaram mensagens de apoio ao escritor colombiano Gabriel García Márquez, internado desde segunda (31/3) devido a uma infecção pulmonar. Entre elas, estão o presidente da Colômbia e do México.

Após a notícia de que o escritor estava hospitalizado na Cidade do México, a hashtag #FuerzaGabo (força Gabo) entrou para os "trending topics" (assuntos mais comentados) do Twitter, sendo utilizada por cerca de 400 mil contas, segundo o TweetReach —ferramenta que avalia o alcance de cada postagem.

Personalidades como o presidente colombiano Juan Manuel Santos e o presidente do México Enrique Peña Nieto estavam entre as pessoas que desejaram, pela rede social, uma rápida recuperação ao escritor.

"A Colômbia inteira deseja uma recuperação rápida ao maior de todos os tempos: Gabriel García Márquez", escreveu Manuel Santos.

"Fui informado que Gabriel García Márquez se encontra hospitalizado. Desejo a ele uma rápida recuperação", foram as palavras de Peña Nieto.

O escritor colombiano foi internado devido a uma "infecção bronquial", mas se recupera, segundo seu filho Gonzalo García Barcha.

Em declarações aos jornalistas que aguardavam fora do Instituto Nacional de Ciências Médicas e Nutrição Salvador Zubirán, no sul da capital mexicana, ele disse ainda que García Márquez está "reagindo muito bem" ao tratamento recebido e que pode receber alta, "possivelmente na segunda ou na terça-feira".

Embora não tenha conta oficial no Twitter, García Márquez, aos 87 anos, é seguido por cerca de 4 milhões de pessoas no Facebook. Seu livro "Cem Anos de Solidão" foi publicado em formato digital recentemente, na ocasião de seu aniversário —no dia 6 de março.

A última aparição em público do escritor foi na mesma data, quando saiu de sua casa no sul da Cidade do México para atender aos jornalistas.

O escritor mostrou-se sorridente, recebeu presentes e tirou fotos, mas não falou com os jornalistas.

Nos últimos anos, restringiu ao máximo suas aparições em público e declarações por causa de sua saúde.

O autor de "Cem Anos de Solidão" e "Ninguém Escreve ao Coronel" sofre de demência senil, segundo revelou seu irmão Jaime em 2012.


Endereço da página:

Links no texto: