Folha de S. Paulo


Eliane Brum revê relação com a escrita em texto autobiográfico

Ao fazer um reportagem, Eliane Brum foi agarrada pelos braços por uma menina boliviana com doença de Chagas que lhe pediu para que não a deixasse morrer. A jornalista entrou em crise: se contar a história da criança não salvaria sua vida, de que valia escrevê-la? Começou, então, a se interrogar sobre os sentidos da palavra.

O resultado foi o livro "Meus Desacontecimentos", no qual percorre sua trajetória desde a infância, mostrando que a escrita a tirou da escuridão em que vivia, numa casa enlutada por sua irmã, morta antes de ela nascer.

Um dia, ao ver a empregada chorando por causa de uma novela de rádio, percebeu o poder de uma história contada e descobriu que gostava de escutar e escrever.

Zanone Fraissat/Folhapress
A escritora Eliane Brum na Livraria da Vila, em São Paulo
A escritora Eliane Brum na Livraria da Vila, em São Paulo

"A presença asfixiante da morte, que assinalava o cotidiano da minha família, só vai virar uma marca que me permite viver a partir da entrada da palavra escrita", diz.

Ao recontar sua relação com o ofício, Eliane —que participará da cobertura da Folha da Copa do Mundo— relembra casos da família. As mulheres, em especial, ganham destaque na narrativa.

Nem todos os personagens leram o livro ainda. "Minha filha, por exemplo, acha que o livro tira as mulheres da família do lugar passivo que tinham nas versões mais correntes da crônica familiar e as instala no papel de protagonistas", diz.

Contar histórias tão pessoais foi desestabilizador. "Precisei interromper várias vezes a escrita para deixar as coisas se assentarem dentro de mim antes de poder continuar. Mas a parte mais difícil é agora, com a publicação."

Eliane conta que, ao reler a obra pela primeira vez depois de impressa, descobriu um erro de finalização. "Alguém suprimiu cerca de duas linhas, o que torna um parágrafo incompreensível. Estou imensamente triste, nem sei expressar o quanto", diz. A editora comunicou que uma reimpressão será feita.

MEUS DESACONTECIMENTOS
AUTORA Eliane Brum
EDITORA Leya
QUANTO R$ 29,90 (144 págs.)


Endereço da página:

Links no texto: