Folha de S. Paulo


Pupilo do diretor Antunes Filho apresenta voo solo na peça 'Lilith S.A.'

Lee Taylor não teve muito tempo de elucubração sobre o papel de um ator em cena. Já entrou no Centro de Pesquisa Teatral, desenvolvido por Antunes Filho, na mira dos holofotes.

Em 2004, o ator, diretor e professor buscava ingressar neste que é um dos mais importantes polos de formação teatral do país como estudante do curso de introdução ao método de ator de Antunes.

Acabou sendo aprovado para integrar o elenco de "A Pedra do Reino". Não como figurante ou coadjuvante, mas como protagonista.

Em quase dez anos de CPT, de onde se tornou orientador, esteve em destaque em diversos espetáculos de Antunes.

Taylor agora passa adiante a formação que teve com o encenador. Faz mestrado na USP sobre a pedagogia de ensino de seu mestre. Além disso, apresenta sua primeira experiência como orientador teatral longe de Antunes.

Na segunda-feira, estreou o espetáculo "Lilith S.A.", obra resultante do curso Poética do Ator do NAC (Núcleo de Artes Cênicas), espaço dedicado à formação de atores idealizado e coordenado por ele no último ano.

"A criação do NAC foi um meio de compartilhar o aprendizado que conquistei motivado por Antunes", diz ele, que não deixou a carreira de ator de escanteio e lança nesta semana "Entre Nós", filme de Paulo Morelli sobre o impacto da passagem do tempo em sonhos de juventude, no qual contracena com Caio Blat e Maria Ribeiro.

Taylor faz de "Lilith S.A." uma obra centrada no trabalho do ator, composta por cenas trazidas pelos intérpretes durante o processo de imersão no mito de Lilith, que rejeitou a condição de submissão ao homem.

Segundo conta, o grande desafio foi fazer com que os atores assumissem a responsabilidade de únicos criadores da cena. "Eu quero tirar o ator da posição subserviente em que ele é apenas um elemento do espetáculo e trazê-lo para o lugar de criador da cena", diz ele.

LILITH S.A.
ONDE Sesc Consolação - r. Dr. Vila Nova, 245, tel. (11) 3234-0000
QUANDO seg. e ter., às 20h; até 29/4
QUANTO R$ 2 a R$ 10
CLASSIFICAÇÃO 12 anos


Endereço da página: